Não posso negar que uma das grandes estrelas da noite de Natal é a ceia, apresentada em uma bela mesa.
Vou usar estas fotos, da produção que fizemos para o vídeo do curso de decoração de Natal , para contar alguns “segredos” deste visual 😉
Vamos lá?
6. Altura dos Pratos: caso seja uma ceia onde todos os convidados estejam sentados à mesa, atente para a altura dos pratos e dos arranjos. Não se deve nunca ultrapassar a linha dos olhos para que as pessoas não precisem ficar “desviando” enquanto conversam.
7. Talheres: pense em todos os pratos (e sobremesas) que serão servidos e disponha todos os talheres necessários à mesa. Isto evita um entra e sai para buscar “aquela colher que estava faltando…”
8. Fitas: As fitas, para mim, são elementos curingas que vão desde a montagem da árvore (como bem explicado no vídeo) até a decoração da mesa. No caso deste panetone, usei uma fita bem larga para deixá-lo mais elegante e com uma proposta decorativa.
9. Movimento: esta bancada de delícias, por si só já faria qualquer um salivar. Mas para deixá-la mais apetitosa eu abri mão de um recurso de movimento, intercalando pratos baixos e altos para fazer a apresentação e realçar ainda mais cada gostosura. Veja que as pinhas e as velas se repetem aqui para dar unidade visual à proposta.
10. Finalização: prato vazio não fica bonito. Parece que faltou comida. Para adequar os comes ao tamanho da travessa um truque esperto: finalização com frutas secas. Preenche os espaços vazios e podem ser consumidas depois. Ou seja, 100% de aproveitamento.
São pequenas dicas, pequenos cuidados que resultam em um grande resultado!
Beijoca.