contra o mau olhado…

Silvério trabalha aqui no prédio.
A princípio ele intimida pelo tamanho e pela voz grossa. 
Mas com o passar do tempo – ah!, o tempo, este sábio – descortina-se uma pessoa doce e muito sensível. 
Ele adora plantas. Entende de muitas e tem “o dedo verde” – além de uma conversa boa, para dividir tudo o que sabe.
De vez em quando ele faz uns bicos aqui no prédio, cuidando das floreiras dos apartamentos. E foi ele quem veio cuidar da minha, tirando todo o matagal que lá brotava (eu havia “desistido”da floreira por una anos) e revitalizando as plantas.
Neste dia, enquanto batia papo com ele, tive um “estalo de Vieira” e resolvi plantar as mudas de espada de São Jorge. E foi aí que a conversa descambou para plantas que “protegem as pessoas”.
Minha mãe sempre dizia que era simpático levar flores para a pessoa que estávamos visitando – as preferidas dela eram as violetas africanas. Tempos depois, li que o costume de levar flores vinha da crença que elas absorveriam a energia negativa que porventura viesse para a casa, protegendo os donos do lugar. Era uma forma de proteção com graça e cor e, algumas vezes, perfume.  Também já tinha ouvido dizer que rosas que eram dadas com muito amor duravam por muito tempo – e esta eu comprovei na pele.
Mas voltando ao Silvério e à nossa conversa…
Ele me confidenciou uma crença, que passou de geração em geração na família dele: que as avencas também eram capazes de absorver o mau olhado, a energia ruim. Se alguém chega com olho gordo em sua casa elas murcham – e protegem você e seu lar. Depois, guerreiras que são, voltam com força, brotando e continuando o ciclo.
Gostei da história e gostei mais ainda da confidência. Comprei minhas avencas (sim duas, não consegui me decidir entre a de folha larga e a de folha pequena), replantei e estou cuidando.
Não julgue o livro pela capa : atrás da aparência frágil e delicada da planta, tem uma força grande e poderosa.
Beijo grande

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • petisco 1,2,3petisco 1,2,3 (antes que alguém me pergunte, a luva de cozinha LUXO é da Ana Sinhana)Promessa de […]
  • mãe & filhamãe & filha Na natureza, como na vida, a mãe protege a filha para que ela cresça e finque suas boas […]
  • capa para malacapa para mala Que a Jael era criativa, ela já havia mostrado aqui.Agora, olha só o que ela […]
COMO COLOCAR A MESA SEM ERRO COMO TIRAR MANCHAS DE CAFÉ 5 FLORES FÁCEIS DE CUIDAR COMO MONTAR A ÁRVORE DE NATAL PERFEITA COMO FAZER ADUBO CASEIRO COMO TIRAR RISCOS EM MADEIRA COMO LIMPAR A TELA DO CELULAR EU ESTOU CANSADA COMO DEIXAR O SORVETE MACIO COMO EVITAR QUE A MAÇÃ CORTADA ESCUREÇA
COMO COLOCAR A MESA SEM ERRO COMO TIRAR MANCHAS DE CAFÉ 5 FLORES FÁCEIS DE CUIDAR COMO MONTAR A ÁRVORE DE NATAL PERFEITA COMO FAZER ADUBO CASEIRO