sobremesão

Quando eu era pequena, tinha uma ânsia enorme em cozinhar. Para mim, participar da alquimia de ingredientes resultando em cores e sabores trazia super poderes, me colocava em um patamar elevado na escala evolutiva.
Minha mãe, precavida que só, liberava alguns afazeres mais simples: enrolar os brigadeiros das festas, fazer gelatina, raspar as latas de leite condensado… e de quando em quando liberava o liquidificador para que eu fizesse um brigadeirão!
Ah!Aí era o máximo da minha realização, misturar todos os ingredientes no liquidificador era o ápice da minha liberdade culinária – talvez por este motivo que agora eu seja uma cozinheira bissexta 😉
Mas como as boas lembranças ficam e a gente  volta e meia vem visitá-las, outro dia cismei em fazer o brigadeirã novamente. Iámos almoçar na casa de uns amigos queridos e resolvi levar o pudim como sobremesa. Não encontrei os  cadernos de receitas originais da minha mãe (snif), e pedi ajuda à santa Rita, adaptando a receita dela.
O brigadeirão não ficou enoooorme, até um certo ponto ficou tímido e pequeno. Mas, munida da forma embrulhada em um pedaço de chita (com a calda à parte), levei-o para a casa dos amigos.
Quando servimos, não sobrou nem uma migalha para contar história.
Sinal de que a cozinheira de quando em quando  às vezes acerta a mão 🙂
Beijo grande
Brigadeirão
(receita adaptada do Panelinha)

massa

7 ovos 
7 colheres (sopa) de açúcar 
10 colheres (sopa) de chocolate em pó 
3 colheres (sopa) de manteiga 
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de fermento em pó 

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma fôrma de pudim (com furo no meio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. 
2. No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. 
3. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno por cerca de 1 hora. Enquanto o brigadeirão assa, prepare a cobertura (veja a receita abaixo). Quando retirar do forno, passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma e deixe esfriar.
4. Para desenformar, coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Espalhe a cobertura no brigadeirão e polvilhe com chocolate granulado.

cobertura

1 lata de leite condensado 
1/2 lata de leite 
5 colheres (sopa) de chocolate em pó 
1 colher (sopa) de manteiga 


Modo de Preparo:

Numa panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela por cerca de 7 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.


Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE