como decorar cafés

decorar cafés

 

Nesta terça feira estive em mais um evento de Nescafè Dolce Gusto para apresentar as novidades de final de ano (que mostrei todas na página do DECORACASAS no facebook). E nestes eventos sempre aprendo algo novo e interessante; desta vez, a querida Eliana Relvas ensinou os truques da Latte Art, aquela técnica linda de decorar cafés seja em sua crema, seja em espuma de leite – e eu divido todos os truques aqui, com vocês!

Começando pela técnica com calda de chocolate, para fazer desenhos similares à flor da foto acima. O segredo?

A calda!

 

decorar cafés

Por incrível que pareça a calda é super simples de ser feita: leva apenas dois ingredientes – chocolate em pó e café (ou água quente). Não há uma proporção certa de chocolate/líquidos. O importante é o ponto: deve-se ter uma calda grossa, bem espessa mesmo, que fique firme sobre a espuma de leite.

decorar cafés

Com a calda no ponto certo, o próximo passo é preencher uma bisnaga com ela e começar, assim os desenhos.

Outros truques remetem à espuma de leite: ela deve ser firme e conter milhões de bolhas bem pequenas. As cafeteiras expressas, em geral, tem a função de aerar e deixar o leite maravilhoso. Se você não tem  uma delas pode se valer daqueles pequenos mixers manuais (a pilha).

Para garantir que somente as bolhas pequenas acomodem-se na superfície, dê pequenas batidas com xícara contra uma mesa.Olha que linda – e chique – fica a espuma de leite sobre o cafezinho preto.

decorar cafés

(esta xícara luxo de parede dupla – que dispensa a asa – é um dos lançamentos da Dolce Gusto que eu apaixonei!)

E agora…os desenhos: super fáceis de fazer!

Para a flor acima, bastam dois círculos e um palito para “puxar” a calda.

decorar cafés

decorar cafés

Como a calda é fácil de ser manuseada e relativamente firme, ela permite que sua imaginação voe longe. Você pode escrever sobre a espuma de leite e deixar mensagens, ou nomes 😉

É muito fácil de se trabalhar com ela: minha filha adentrou no meio da sessão de fotos para esta postagem e animou-se, criando vários desenhos!

decorar cafés

decorar cafés

Há também a possibilidade de usar moldes (similares aos utilizados para decorar cupcakes) e polvilhar com cacao ou açúcar mascavo para que a silhueta fique impressa na espuma.

decorar cafésdecorar cafés

Para fazer no café sem o leite, testamos polvilhar com leite em pó, como mostrei no Instagram.

Gostei muito da técnica, da facilidade de execução, do efeito final e da diversão do processo (e por todos estes motivos, digna de um post aqui 😉

Beijo grande

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE