reciclando esponjas de cozinha

esponjas de cozinha

Uma das maiores preocupações que tivemos quando gravei o Ajudinha Básica sobre esponjas de cozinha (olha o vídeo aqui) era a questão da reciclagem das esponjas convencionais, pois, após seu período útil elas deveriam ser descartadas no lixo comum, não havendo uma opção de reciclagem. Ou melhor, não havia.

Foi com muita alegria que fiquei sabendo, via outros blogs, que a Scotch Brite (3M) lançou uma iniciativa de reciclagem das esponjas, em parceria com a Terra Cycle. Entrei em contato com a Scotch Brite eles diretamente e  certifiquei-me  da retidão da ação – e por este motivo divulgo aqui. Vejam como funciona:

esponjas de cozinha

A participação na Brigada de Esponjas Scotch-Brite é totalmente gratuita, não há taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela TerraCycle.

Cadastre o seu time de coleta (pode ser uma escola, organização, empresa etc.) e indique um representante com mais de 13 anos para ser o responsável pelo cadastro.

Todo o processo é muito simples:
1. Colete o máximo de esponjas de uso doméstico e suas respectivas embalagens. Você pode arrecadar resíduos de todas as marcas, cores e formatos. Porém, não aceitamos esponjas sujas de graxa, óleo e derivados. A TerraCycle aceita remessas de diversos tamanhos e, para garantir que seus pontos sejam computados, você deve atingir o peso mínimo de 500 gramas. Não serão computados os pontos para remessas com valores inferiores ao mínimo da Brigada. Para reduzir sua pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30kg) e reutilize caixas para enviar seus resíduos.
2. Imprima uma etiqueta pré-paga. Para adquirir gratuitamente essa etiqueta, basta acessar sua conta em nosso site, clicar em “Envie seu resíduo” e escolher a opção “Solicitar etiquetas”. Você também pode solicitar sua etiqueta clicando aqui.
3. Envie sua remesa para a TerraCycle. Após fechar bem a sua caixa e colar a etiqueta pré-paga, basta entregá-la em uma agência própria dos Correios.
Confira na imagem abaixo os exemplos de resíduos que são aceitos neste programa de coleta.”

(fonte: Terra Cycle)

Também há este vídeo explicativo do passo a passo:

Além disso, os pontos coletados com as esponjas recicladas podem ser revertidos em doações para instituições de caridade.

Um iniciativa muito bacana que merece aplausos – e divulgação. Engaje-se, divulgue e recicle!

Eu já vou cadastrar minha brigada de esponjas 🙂

Um beijo,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA