croque monsieur para o final de domingo

croque monsieur1

croque monsieur da casa 😉 – para mim o melhor do mundo!

Esta história de evolução das redes sociais é muito engraçada. Vivo falando sobre isso, admirada como a velocidade e a relevância das informações mudaram ao longo destes 7 anos de blog. O que era notícia para uma postagem no início, agora é resolvida com um clique no Instagram; mas o bom é que continuamos a interagir por todos estes meios e de uma forma mais rápida e prática, o que me leva a concluir que rede social, quando bem utilizada, é muito bacana mesmo. Não só para mim – que fico praticamente 24 x7 conectada – mas para todo mundo.

E esta tal evolução das redes sociais é uma das maiores responsáveis por eu postar muitas receitas nestes últimos tempos. Não me considero uma chef amadora, muito menos uma grande entendida em culinária. Sou, na verdade, uma “dona de casa profissional” bem curiosa, que procura registrar seus feitos culinários com celular em punho e postar as imagens no mesmo Instagram do começo da conversa. Imagem no ar, alguns pedidos de receita, e volto ao blog – minha casa original e querida – para destrinchar a receita. Foi o que aconteceu com este croque monsieur – fiz no final do domingo passado para o pessoal daqui de casa para encerrar o final de semana com estilo e algumas pessoas me pediram a receita. Então, cá está ela.

CROQUE MONSIEUR

Ingredientes

(para 1 sanduíche)

2 fatias de pão de forma

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 1/2 xícara de chá de leite

Noz-moscada a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 fatia de presunto cozido

1 fatia de queijo Gruyère ou tipo suíço

 Queijo parmesão ralado para gratinar

Modo de Fazer

 1. Comece pelo molho bechamel: em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo peneirada (evita grumos). Deixe cozinhar por cinco minutos, misturando bem. Adicione o leite quente e cozinhe até engrossar. Tempere com sal, pimenta-do-reino a gosto e noz moscada.

2. Monte o sanduíche: toste o pão de forma somente de um lado numa frigideira. No outro lado, passe o molho bechamel e coloque uma fatia de presunto cozido e uma fatia de queijo Gruyère e tampe com a outra fatia de pão de forma. Cubra o sanduíche com mais molho bechamel e queijo ralado.

3. Deixe gratinar no forno a 180ºC até que você veja a crosta dourada e apetitosa.

Eu gosto de servir com fritas ou com aquelas batatas ao forno que acompanharam o frango à aula – mas neste dia fui de chips industrializados mesmo 🙁

Fica uma delícia!!!

Beijos,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA