para hidratar o corpo e a alma

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Ontem eu finalmente consegui parar quieta, depois de algumas semanas de agito e pouco sono. Minha escolha foi um dolce far niente  de um par de horinhas na beira da piscina lá da casa de campo, bem acompanhada de uma jarra d’água aromatizada com limão e hortelã. A ideia – mesmo – era hidratar o corpo cansado e a alma agitada cheia de ansiedade embutida.

Fazer a água aromatizada era fácil: folhas lavadas de hortelã fresco + rodelas de limão tahiti cortadas bem fininho, muito gelo e uma jarra bonita para alegrar a vista. O difícil era aquietar o coração.

Há exatamente uma semana fui para o Rio de Janeiro, mais uma vez a convite da Coca Cola via o #vivapositivamente. Amo a cidade, acho um privilégio pousar no Santos Dumont com sua vista única mas semana passada estava caótico. O aeroporto ficou bom tempo fechado, sem teto para pousos e decolagens resultaram (para mim) em uma espera de mais de 3 horas para partir. Meu grupo chegou muito depois do previsto, com o bônus de ter levado um dos palestrantes a reboque, o dr. José Rubens D’Elia – o que fez com que o evento não começasse enquanto não chegássemos.

E porque eu contei toda esta epopéia? Porque acredito que nestes momentos da vida, onde perdemos o controle do nosso tempo e por vezes do nosso ritmo cardíaco, é que analisamos o quanto as mudanças de rotina nos afetam. E quão importantes são as pausas, os silêncios para mantermos a sanidade da nossa vida. Ansiedade desidrata. 🙁

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Nesta toada, o dr. José Rubens deu algumas dicas valiosas, algumas que já sabemos mas às vezes negligenciamos (o consumo de água, deve ser constante, e devendo-se tomar pelo menos 1 copo  a cada 1 hora), e três exercícios básicos para melhorar concentração e respiração que valem dividir por aqui pela extrema simplicidade de execução:

  • Eleve a cabeça para trás, sem subir o queixo, como se a cabeça quisesse sair do pescoço. Você sentirá o músculo do pescoço esticando, como se fosse um aquecimento físico. Logo depois, mova a cabeça a frente, depois de alguns segundos.
  • Inspire com o nariz, prenda o ar por 3 segundos e expire devagar, também por 3 segundos.
  • Foque sua visão em um ponto fixo qualquer e concentre-se nele por 1 minuto, pensando no número 1. Se sua concentração se desviar do foco por algum momento, comece a pensar no número 2, e assim por diante.

Depois batemos um papo gostoso com o Flávio Canto, medalhista olímpico pelo judô do Brasil nas olimpíadas de Atenas e agora apresentador. A conversa passou por esporte e por como se hidratar durante atividades intensas, mas confesso que a parte mais interessante foi quando o Flávio abriu seu coração e seu largo sorriso e foi nos apresentando seu projeto social, o Instituto Reação.  Convido todos  a entrarem no site e conhecerem um pouco mais desta iniciativa, enquanto coloco aqui algumas frases do Flávio que twittei ao longo do evento e considero inspiradoras:

“Sucesso = número de vidas que você tem para transformar / número de vidas que você transforma.”

“Somos muito mais poderosos do que imaginamos (em nossa cabeça). Temos que ser otimistas.”

“A garotada pode sonhar mais longe: “o homem é do tamanho do seu sonho” “

Ao entrar neste mês de Dezembro onde,  além de montar a árvore de Natal,  fazemos também um balanço da nossa vida ao longo do ano ter em mente frases como esta nos ajudam a hidratar (e acarinhar) a alma.

Um beijo,

flavia

PS: Há mais alternativas de águas aromatizadas:: frutas vermelhas congeladas, morangos fatiados, laranjas e até manjericão fazem bonito!

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Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

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