cuidando de materiais de pintura
Todas as vezes que eu pintava algo, sobrava com um pincel duro ou um rolo inutilizado “de brinde”. Isto acabou me gerando um certo “trauma” e uma crença de que os pinceis e rolos usados não poderiam ser bem utilizados novamente. Nada mais falso – eu é que não sabia cuidar bem dos equipamentos de pintura.
A manutenção dos equipamentos é tão importante quanto o processo de pintar – e não tão complicada como se imagina.
Sabia que não é necessário limpá-los completamente se seus pincéis e rolos serão utilizados em dias seguidos? O truque é enrolar a ponta dos pincéis e os rolos de pintura com filme PVC transparente ou em um saco plástico bem fechado. A parte do cabo deve ser bem selada com fita crepe e desta forma eles podem ser guardados num local seco por até dois dias.
Ao final da pintura, aí sim, é o momento de fazer a limpeza caprichada:
- Raspe o máximo de tinta que puder;
- Se usou uma tinta à base de água, ponha o rolo ou pincel de molho em água morna durante duas horas. Depois seque com um pano limpo e guarde num local seco para usar de novo.
- Se a tinta for à base de solvente, coloque em um recipiente uma pequena quantidade de limpador à base de solvente e aperte o pincel contra a lateral para que o líquido penetre nas cerdas. Deixe de molho por cerca de duas horas. Em seguida seque com um pano limpo e guarde num local seco para usar de novo. Nunca jogue o solvente na pia! Depois de terminar a limpeza dos pinceis, coloque uma tampa no recipiente e deixe a tinta assentar por 24 horas. Quando ela estiver no fundo, você poderá colocar o limpador à base de solvente em uma garrafa para usá-lo quando precisar novamente. Deixe a tinta secar completamente dentro do recipiente antes de jogar no lixo.
Em três passos simples e eficientes, mantemos nossos pinceis e rolos para colorir
Um beijo,