cuidando de materiais de pintura

IMG_0550

 

Todas as vezes que eu pintava algo, sobrava com um pincel duro ou um rolo inutilizado “de brinde”. Isto acabou me gerando um certo “trauma” e uma crença de que os pinceis e rolos usados não poderiam ser bem utilizados novamente. Nada mais falso – eu é que não sabia cuidar bem dos equipamentos de pintura.

A manutenção dos equipamentos é tão importante quanto o processo de pintar – e não tão complicada como se imagina.

Sabia que não é necessário limpá-los completamente se seus pincéis e rolos serão utilizados em dias seguidos? O truque é enrolar a ponta dos pincéis e os rolos de pintura com filme PVC transparente ou em um saco plástico bem fechado. A parte do cabo deve ser bem selada com fita crepe e desta forma eles podem ser guardados num local seco por até dois dias.

Ao final da pintura, aí sim, é o momento de fazer a limpeza caprichada:

 

  1. Raspe o máximo de tinta que puder;
  2. Se usou uma tinta à base de água, ponha o rolo ou pincel de molho em água morna durante duas horas. Depois seque com um pano limpo e guarde num local seco para usar de novo.
  3. Se a tinta for à base de solvente, coloque em um recipiente uma pequena quantidade de limpador à base de solvente e aperte o pincel contra a lateral para que o líquido penetre nas cerdas. Deixe de molho por cerca de duas horas. Em seguida seque com um pano limpo e guarde num local seco para usar de novo. Nunca jogue o solvente na pia! Depois de terminar a limpeza dos pinceis, coloque uma tampa no recipiente e deixe a tinta assentar por 24 horas. Quando ela estiver no fundo, você poderá colocar o limpador à base de solvente em uma garrafa para usá-lo quando precisar novamente. Deixe a tinta secar completamente dentro do recipiente antes de jogar no lixo.

 

Em três passos simples e eficientes, mantemos nossos pinceis e rolos para colorir

 

Um beijo,

flavia

 

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE