risoto de linguiça

risoto de linguiça1

 

Neste final de semana  fiz este risoto de linguiça. O pedido era o bom e super testado risoto de abobrinha, mas queria variar. Sei que muitas vezes queremos um comfort food, algo que aqueça a alma e a barriga com certeza, mas estava em uma fase rebelde, de caminhar por trilhas desconhecidas. E nestas aventuras trombei com a receita de risoto de linguiça e hortelã da Rita Lobo e resolvi abraçá-la.

Antes que você se anime a reproduzí-la em casa, eu já aviso: é uma receita de risoto de linguiça que demora para ficar pronta pelo modo de preparo. Ao final eu já bufava “espero que o sabor seja maravilhoso para compensar a demora…” e, realmente, tive que morder a língua.  O sabor compensa cada minuto de espera.

Por isto, abrace esta receita de risoto de linguiça em um dia preguiçoso e com tempo suficiente para desgustá-lo com calma. Vale fazer um aperitivo gostoso para saborear enquanto cozinha e conversa. Esta é mais uma receita que veio do Instagram @decoracasa direto para cá. Siga-me por lá também . 😉

risoto de linguiça2

RISOTO DE LINGUIÇA E HORTELÃ

(adaptado do site Panelinha, da Rita Lobo)

Ingredientes
3 xícaras (chá) de arroz arbóreo
500 g de linguiça toscana
1 cebola branca
1 alho-poró (talo)
2,5 litros de água
2 1/2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de vinho branco
1 1/2 xícara (chá) de ervilha congelada
1 xícara (chá) de queijo grana padano (ou parmesão) ralado na hora
raspas de 1 limão tahiti
20 folhas de hortelã
sal e mix de pimentas moídas na hora a gosto

 

Modo de Preparo
1. Descasque a cebola e pique fino (usei a mezzaluna) e reserve. Lave e seque o alho-poró; em seguida, fatie fino apenas o talo branco e reserve as folhas. Corte a linguiça em fatias de 0,5 cm de espessura – use uma faca bem afiada, caso contrário você acaba esfarelando as linguiças toscanas, super delicadas.

2. Leve para ferver uma panela com 1,5 L de água.

3. Aqueça uma caçarola grande no fogo alto, regue com ½ colher (sopa) de azeite coloque a linguiça para dourar, mexendo de vez em quando.  A Rita garante que os queimadinhos que ficam no fundo da panela são responsáveis por dar sabor ao risoto de linguiça. Transfira as linguiças para uma tigela e reserve 1/3 de xícara (chá) da linguiça para decoração.

4. Abaixe o fogo para médio e coloque o azeite restante. Junte a cebola branca, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até dourar. Adicione o alho-poró e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre.

5. Junte o arroz, tempere com sal novamente e refogue por 3 minutos. Regue com o vinho e mexa até secar.

6. Junte a linguiça, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture.

7. Aumente o fogo e adicione a água fervente (1,5 L) de uma vez. Misture bem e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos ou até secar.

8. Enquanto isso, leve mais 1 L de água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo.

9. Adicione a ervilha congelada e misture bem. Junte a água restante aos poucos, de concha em concha, mexendo vigorosamente a cada adição, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio. Na última adição, não deixe secar completamente: o risoto deve ficar bem úmido, pois ele continua cozinhando (e secando) no próprio calor. Prove e, se necessário, ajuste o sal e o mix de pimentas.

10. Desligue o fogo e finalize misturando as raspas de limão, metade das folhas de hortelã e o queijo parmesão ralado. Sirva imediatamente decorando cada porção com o restante das folhas de hortelã e a linguiça reservada.

 

Um detalhe mais do que importante tanto para este risoto de linguiça quanto para qualquer outro prato: ingredientes frescos e de qualidade fazem TODA a diferença. Vale muito a pena investir neles, vá por mim.

Bom apetite!

flaviarisoto de linguiça3

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE