risoto de linguiça

risoto de linguiça1

 

Neste final de semana  fiz este risoto de linguiça. O pedido era o bom e super testado risoto de abobrinha, mas queria variar. Sei que muitas vezes queremos um comfort food, algo que aqueça a alma e a barriga com certeza, mas estava em uma fase rebelde, de caminhar por trilhas desconhecidas. E nestas aventuras trombei com a receita de risoto de linguiça e hortelã da Rita Lobo e resolvi abraçá-la.

Antes que você se anime a reproduzí-la em casa, eu já aviso: é uma receita de risoto de linguiça que demora para ficar pronta pelo modo de preparo. Ao final eu já bufava “espero que o sabor seja maravilhoso para compensar a demora…” e, realmente, tive que morder a língua.  O sabor compensa cada minuto de espera.

Por isto, abrace esta receita de risoto de linguiça em um dia preguiçoso e com tempo suficiente para desgustá-lo com calma. Vale fazer um aperitivo gostoso para saborear enquanto cozinha e conversa. Esta é mais uma receita que veio do Instagram @decoracasa direto para cá. Siga-me por lá também . 😉

risoto de linguiça2

RISOTO DE LINGUIÇA E HORTELÃ

(adaptado do site Panelinha, da Rita Lobo)

Ingredientes
3 xícaras (chá) de arroz arbóreo
500 g de linguiça toscana
1 cebola branca
1 alho-poró (talo)
2,5 litros de água
2 1/2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de vinho branco
1 1/2 xícara (chá) de ervilha congelada
1 xícara (chá) de queijo grana padano (ou parmesão) ralado na hora
raspas de 1 limão tahiti
20 folhas de hortelã
sal e mix de pimentas moídas na hora a gosto

 

Modo de Preparo
1. Descasque a cebola e pique fino (usei a mezzaluna) e reserve. Lave e seque o alho-poró; em seguida, fatie fino apenas o talo branco e reserve as folhas. Corte a linguiça em fatias de 0,5 cm de espessura – use uma faca bem afiada, caso contrário você acaba esfarelando as linguiças toscanas, super delicadas.

2. Leve para ferver uma panela com 1,5 L de água.

3. Aqueça uma caçarola grande no fogo alto, regue com ½ colher (sopa) de azeite coloque a linguiça para dourar, mexendo de vez em quando.  A Rita garante que os queimadinhos que ficam no fundo da panela são responsáveis por dar sabor ao risoto de linguiça. Transfira as linguiças para uma tigela e reserve 1/3 de xícara (chá) da linguiça para decoração.

4. Abaixe o fogo para médio e coloque o azeite restante. Junte a cebola branca, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até dourar. Adicione o alho-poró e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre.

5. Junte o arroz, tempere com sal novamente e refogue por 3 minutos. Regue com o vinho e mexa até secar.

6. Junte a linguiça, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture.

7. Aumente o fogo e adicione a água fervente (1,5 L) de uma vez. Misture bem e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos ou até secar.

8. Enquanto isso, leve mais 1 L de água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo.

9. Adicione a ervilha congelada e misture bem. Junte a água restante aos poucos, de concha em concha, mexendo vigorosamente a cada adição, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio. Na última adição, não deixe secar completamente: o risoto deve ficar bem úmido, pois ele continua cozinhando (e secando) no próprio calor. Prove e, se necessário, ajuste o sal e o mix de pimentas.

10. Desligue o fogo e finalize misturando as raspas de limão, metade das folhas de hortelã e o queijo parmesão ralado. Sirva imediatamente decorando cada porção com o restante das folhas de hortelã e a linguiça reservada.

 

Um detalhe mais do que importante tanto para este risoto de linguiça quanto para qualquer outro prato: ingredientes frescos e de qualidade fazem TODA a diferença. Vale muito a pena investir neles, vá por mim.

Bom apetite!

flaviarisoto de linguiça3

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS COMO TIRAR MANCHA DE ACETONA EM MADEIRA
O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS