frutas de abril | frutas de temporada

E, com o início deste novo mês, inicia-se também um novo projeto por aqui (não disse que tinha muitas novidades a caminho? Então…)

Há um bom tempo, a ideia de vincular a sazonalidade das safras ao nosso consumo, para estimular escolhas conscientes e mais econômicas rondava a minha cabeça.

frutas de temporada abril

(imagem: Ministério do Desenvolvimento Agrário)

Quando me deparei com o perfil do Ministério do Desenvolvimento Agrário no instagram, minha ideia começou a tomar forma. O ministério disponibiliza a informação das frutas, legumes e hortaliças “do mês” apresentadas nestas ilustrações lindas.

Da minha parte, selecionarei dicas e receitas vinculadas aos produtos da época, para que nosso cardápio fique variado, gostoso e sem pesar no bolso: esta é a melhor tradução para o frutas de temporada.

Vamos conferir quais as frutas de abril e suas dicas?

FRUTAS DE TEMPORADA :  ABRIL

ABACATE: o mais popular é consumir esta fruta doce (como em creme, vitamina ou sorvete), mas confesso pela minha predileção pelo abacate consumido salgado. Além da tradicional guacamole mexicana, acho deliciosas a salada de abacate com tomate e cominho e o dip de abacate (que também funciona super bem na nossa proposta de aperitivo rápido)

AMEIXA:  fruta super saborosa, que amadurece depois de colhida, pode ser consumida in natura ou utilizada na receita deste bolo integral com frutas para evitar perdas.

BANANA-MAÇÃ: banana é amor puro, amor verdadeiro. Além da dica tradicional para fazer com que as bananas durem por mais tempo e fiquem livres de mosquitinhos,  elas podem virar sobremesa chique de banana (simples de fazer mas com cara de doce de confeitaria!) ou a tradicional cuca de banana.

KIWI: com o kiwi não há meio termo: tem gente que ama, tem gente que não pode chegar perto. É uma fruta com personalidade, que vai muito bem sozinha ou faz bonito em uma salada de frutas, trazendo cor e sabor. Além disso, há o truque para descascar kiwis com perfeição usando uma colher. Já conferiu como fica fácil?

MAÇÃ: mais uma estrela da nossa fruteira e das nossas dicas. Como evitar que as maçãs cortadas escureçam foi o primeiro vídeo do canal – e ela também faz bonito na receita de Clericot.

MAMÃO: o consumo desta fruta in natura é ótimo (vide também que é a preferida dos passarinhos), mas também pode render numa receita de doce de mamão que conquistou corações por aqui.

PERA: a pera pode ser base tanto de pratos salgados como doces, mas é importante saber escolher bem a fruta antes de comprar, conhecendo suas características de amadurecimento para escolher pera com precisão.

Além destas, caqui, cidra, jaca, tangerina e uva também são frutas de temporada em abril.

Você tem alguma receita ou dica bacana vinculada à elas? Conta para mim?

Um beijo grande,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE