dupla dinâmica

receita de cueca virada, crostoli ou orelha de gato

Cafezinho é paixão nacional.

Mas confesso que para mim um café fica melhor quando está bem acompanhado – um biscoitinho, um chocolate ou (meu preferido) um crostoli (ou cueca virada, dependendo de qual região estamos)

receita de cueca virada

Este doce tradicional italiano entrou em minha vida muito cedo. A madrinha do meu pai (irmã da minha avó) fazia estas delícias como ninguém. Todas as vezes que a tia Rosa chegava a uma festa de família todo mundo ficava de olho comprido na bandeja que ela trazia consigo, bem embrulhada em um pano de prato com biquinho de crochê.

Por vezes, roubei uns docinhos “antes da hora” com alguma prima – mas valia o pecado.

Agora, para ser “absolvida” de vez das traquinagens, só mesmo dividindo com você esta receita gostosa, que super combina com a temperatura fria que vem por aí.

O crostoli, cueca virada , faworki , grôstoli ou chiacchiere – uma receita Polonesa, outra Italiana- vários nomes para uma única delícia cheia de lembranças para mim.

RECEITA DE CUECA VIRADA (CROSTOLI)

INGREDIENTES

1kg de farinha de trigo;
5 ovos;
1 copo de açúcar;
1/2 copo de leite;
1/3 copo de óleo;
2 colheres de fermento em pó;
1 e 1/2 colher de vinagre;
2 colheres bem cheias de margarina;
Açúcar e canela para polvilhar;
Óleo para fritar.

MODO DE FAZER

Em um recipiente ou em uma bancada de mármore, coloque a farinha de trigo, faça uma cova e coloque os ovos, a manteiga e os outros ingrediente e por último o fermento. Misture a massa com a mão até que fique homogênea e desgrude das mãos – se precisar, acerte o ponto da farinha.
Depois, abra a massa, estique com um rolo, não muito fina e corte retângulos com a pequena abertura no meio e passe uma das pontas pelo lado de dentro.
Coloque o na panela, e quanto estiver quente frite os bolinhos em fogo baixo. Depois de fritos coloque em cima do papel toalha, para retirar o excesso de óleo.
Por fim polvilhe com o açúcar e a canela.

Bom apetite!

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE