o tamanho do tapete: proporção é tudo

Dia destes em uma conversa com várias amigas virtuais em um grupo de apaixondas por decoração chegamos à seguinte conclusão: muita gente sabe do que gosta, compra coisas bacanas porém não obtém um resultado harmônico visualmente porque as peças estão desproporcionadas entre elas ou em relação ao espaço.

Quem trabalha com design, arquitetura e afins estuda muito bem proporção e espaço e, desta forma, consegue sugerir combinações “perfeitas”. Mas, com algumas regras fáceis em mente, nós também conseguimos avaliar boas proporções para a nossa casa. A dica de hoje é para calcular o tamanho do tapete para a sua sala de estar.

tamanho do tapete

imagem: M de Mulher

COMO ESCOLHER O TAMANHO DO TAPETE

A regra geral para tapetes é quanto maior, melhor. O tamanho do tapete interfere bem na percepção que temos de espaço, por este motivo, use esta regra simples: os tapetes devem avançar no mínimo 20 cm para baixo de cada sofá e deixando uma sobra de 30 cm em cada canto. Desta forma, além de mostrar que foi escolhido especialmente para o ambiente, o tapete fica bem fixo impedindo acidentes que possam acontecer com o seu deslocamento.

Porém ambientes menores permitem uma liberdade em relação ao tamanho do tapete, para que estes não fiquem sobrecarregados. Neste caso, cômodos de dimensão menores combinam com tapetes de tamanhos menores. O espaço sob os sofás pode ser dispensado e o tapete pode ficar a uma distância de 5 cm de cada móvel, como ilustra a figura abaixo.

tamanho do tapete

Imagem: M de Mulher

E quando comprar o tapete? Como se pode perceber, o tapete é um dos últimos itens a ser escolhido no processo de decoração de uma casa, pois ele depende diretamente do tamanho, estilo e cores dos sofás e poltronas onde será acomodado. Talvez, somente os quadros e acessórios menores cheguem após o tapete em um projeto de decoração. Mas é importante lembrar da função deste item em alguns cômodos, como por exemplo em salas de TV ou homes, onde o tapete desempenha uma importante função de conforto acústico. Para estes cômodos vale investir em modelos mais felpudos que desempenharão melhor esta função.

 Lembre-se de que estas pequenas regras de proporção – como a distância entre a TV e o sofá que já publicamos por aqui – podem fazer A diferença no resultado final da sua decoração.

Você tem mais dúvidas sobre como decorar, quais as distâncias corretas entre móveis? Escreva para a gente!

Um beijo,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE