COMIDA E BEBIDA NA MEDIDA CERTA | #ADICADODIA

Mais conteúdo especial de Natal para o seu fim de ano ser perfeito!

Já estamos nas últimas semanas de 2017 e falta pouco para as festas, encontros, jantares e reuniões de final de ano começarem – se é que já não começaram! Por isso, planejar todos os detalhes para que não falte nem sobre comida e que tudo ocorra da melhor forma é imprescindível.

Aprenda a fazer a quantidade certa de comida para seus convidados

E um dos assuntos que mais traz dúvidas é o cardápio da ceia de Natal e Réveillon. E se definir o que será servido já faz surgir dúvidas, calcular a quantidade de cada item para cada convidado é ainda mais difícil.

Mas, como sempre, a Flávia nos ajuda a facilitar a vida! Em mais um vídeo do especial de Natal (no outro, aprendemos como embalar garrafas de uma forma linda para dar de presente, confira aqui), ela nos conta tudo o que precisamos saber para não errar na quantidade de comida e bebida para servir nas festas!

Você confere o vídeo no topo deste post, ou no canal do A Dica do Dia, no YouTube: https://goo.gl/ifaAEe. Aproveite para se inscrever por lá! Quem é inscrito recebe todas as novidades primeiro. E não se preocupe, é totalmente gratuito.

Há vários detalhes no vídeo, mas separamos as principais dicas para você, abaixo.

Dica 1: convidados
Antes de qualquer coisa, você precisa saber a quantidade exata de pessoas que estarão no seu evento. Depois, trace o perfil de cada um para ter uma análise mais precisa: homem ou mulher? criança, jovem, adulto ou idoso?

Saber tudo isso é importante porque cada um tem as suas próprias necessidades em uma refeição. Por exemplo: jovens tendem a comer mais do que idosos, assim como homens que, em geral, comem mais do que mulheres.

DIca 2: quantos copos?
Se for utilizar copos de vidro, conte de 2 a 3 copos por pessoa. Se optar pelos descartáveis, a conta muda: neste caso, separe de 4 a 5 por pessoa.

Dica 3: bebidas
Cada bebida possui sua contagem específica por pessoa. Afinal, em geral, bebemos muito mais água do que vinho, por exemplo. Siga a contagem da Flávia e não erre nas festas de final de ano:

  • 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas
  • 3 latas de cerveja para cada pessoa
  • 1 garrafa de 2 litros de refrigerante para cada 5 pessoas
  • 1 garrafa de 1 litro de água para cada 3 pessoas

Dica 4: comidas
Para calcular as comidas, deve-se levar em consideração o tipo de festa que você vai fazer. Então:

  • salgadinhos como entrada: de 6 a 8 por pessoa
  • salgadinhos como única opção de comida: de 12 a 15 por pessoa
  • sanduíche de metro: cada metro serve 6 pessoas
  • mini sanduíches: de 5 a 6 por pessoa
  • queijos: 150 gramas por pessoa
  • carnes e peixes: 200 gramas por pessoa – se for churrasco, aumente para 300 gramas por pessoa
  • doces: de 5 a 6 por pessoa
  • bolo: 150 gramas por convidado
  • sorvete: de 1 a 2 bolas por pessoa

Aprenda a fazer a quantidade certa de comida para seus convidados

Muito bom, não é? A Flávia facilitou (e muito!) as compras e preparações de final de ano… Aliás, de toda a vida, afinal não há mais razões para errar na quantidade de nada. E falando nisso, há várias outras dicas por aqui que podem te ajudar ainda mais, olhe:

Quantidade de arroz e feijão por pessoa: https://goo.gl/qVfuTc
Quantidade de macarrão por pessoa: https://goo.gl/gvjAdp
Dicas para economizar no mercado: https://goo.gl/4yhJTM

Nada como dicas que realmente nos ajudem a diminuir a correria típica do final de ano, não é? Qual delas mais te ajudou? Conte para a gente nos comentários!

Até a próxima,
Equipe Flávia Ferrari

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE