[PETS]

toxoplasmose


Recebi um e-mail maravilhoso da Luciene Vicentin, médica veterinária, que me foi apresentada pela Flávia, explicando um pouco mais sobre toxoplasmose.  Acredito que quem acompanha novelas, assistiu, em Insensato Coração, uma cena na qual a personagem de Camila Pitanga, grávida, se depara com um gatinho em cima do capô de seu carro e pede para a amiga tirá-lo, pois poderia pegar toxoplasmose do bichano. 
A cena causou muita polêmica e por este motivo acredito que também mereça uma reflexão nossa a respeito.
Bom, vamos à explicação passada pela Luciene: os gatos são infectados pela toxoplasmose quando caçam e se alimentam de pássaros, ou seja, quando vivem soltos nas ruas, logo, os gatos de apartamento, alimentados com ração, dificilmente serão contaminados com o protozoário. 
A eliminação do Toxoplasma gondii (agente causador da doença) pelos gatos infectados, se dá pela fezes, e estas precisam ter mais de 48 horas para infectar os seres humanos. 
O meio mais comum de pegar a doença é com a ingestão de carnes cruas ou mal passadas, leite não pasteurizado e alguns queijos que são feitos de leite cru. 
Portanto, os gatos não devem ser abandonados durante a gravidez. Se eles vivem soltos, apenas redobre os cuidados com a higiene e se previna utilizando luvas descartáveis para a limpeza dos dejetos dos Pets. 
Até semana que vem. 
Carol
carol@decoracasas.com.br

Recoloque o cordão nas roupas facilmente | #aDicadoDia

desproporcional

pequeno post sobre um grande dia

quem te conhece, que te compre

um pouco de ordem no pedaço

dobrar camisa e camiseta | #aDicadoDia

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa