COZINHA: O CORAÇÃO DA NOSSA CASA

 

Por Ana Carla Mendes – Associada do Organizada

Antigamente as cozinhas eram utilizadas somente para preparar nosso alimento, mas ultimamente mudamos esse conceito e a maioria delas hoje, são aproveitadas para reunir os amigos e a família, para degustar um vinho e bater um bom papo. Portanto, devemos fazer dela um ambiente organizado, prático, aconchegante e agradável para todos.

Eis algumas dicas para que você saiba como organizar sua cozinha.

Tenha uma bandeja para a organização dos itens que você costuma consumir no café da manhã, assim suas manhãs ficarão muito mais práticas. Setorizar é a melhor opção para manter a organização da cozinha.

Utilize potes transparentes de preferência herméticos para armazenar os alimentos, identifique-os com o que contém dentro e coloque a data de validade no fundo do mesmo. Assim você consegue saber a quantidade interna e o visual fica bem mais harmônico.

Com organização se ganha muito mais tempo na cozinha, portanto ter um cardápio semanal ou quinzenal com as receitinhas preferidas da família, vai te ajudar a não abrir e fechar a geladeira diversas vezes para saber o que fazer para o almoço de hoje, além de economizar no Supermercado. A organização traz economia financeira.

Ao organizar os alimentos, o ideal é que você guarde os itens iguais ou semelhantes o mais próximo possível, mantendo o item que vai se vencer primeiro na frente e o que vai vencer depois atrás, a dica é utilizar cestas organizadoras para delimitar o espaço dos produtos. Assim sua cozinha ou despensa vai ficar muito mais organizada.

Os objetos e utensílios de cozinha, como panelas, copos, talheres…. Que são usados com mais frequência devem ser guardados de maneira mais prática e o mais acessível possível, em prateleiras acima da bancada ou nas primeiras gavetas. Deixe em cima da bancada somente o necessário, assim o ambiente fica mais leve e organizado.

Porta-talheres é um item indispensável para manter a gaveta organizada. Se a gaveta não possui divisórias, você pode utilizar caixas organizadoras com divisórias para delimitar o espaço e organizar talheres e utensílios menores.

Mantenha na sua cozinha os objetos que você realmente utiliza, jogue fora potes sem tampa e tampas sem potes, eletrodomésticos quebrados… os sem uso, mas em bom estado podem ser doados. Ou seja, elimine o que não tem utilidade para você e que acabam somente ocupando espaço no armário.

Potes plásticos devem ser guardados sem a tampa, para evitar que fiquem com cheiro de alimento. Ao guardá-los, separe-os por tamanhos e formas, e delimite um espaço para guardar somente as tampas. Uma opção é guarda-los em um gavetão, pois você tem a visão de cima para baixo, conseguindo assim visualizar todos.

Potes quadrados ou retangulares são os mais indicados, pois ao armazená-los temos o melhor aproveitamento das prateleiras.

Tire o melhor da vida. Organize-se!

Sou Ana Carla Mendes, Personal Organizer há 2 anos, vou ter o maior prazer em conversar com você, se quiser tirar mais dúvidas fale comigo.

Saiba mais sobre Ana Carla Mendes no link: https://organizada.com.br/guia/ana-carla-mendes-organizer/


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE