Eu sei, eu sei. Decorar com livros é meio chavão.
Nas casas de novela ou de revista, em geral, sempre tem uma pilha de livros lindos, de arte, estrategicamente colocados nas mesas de centro. Eu me lembro de uma vez ir visitar um casal de amigos que havia acabado de construir uma casa linda e finamente decorada. Logo na entrada havia um grande aparador que abrigava um livrão com as ilustrações da
Margaret Mee. Fiquei super tentada a folheá-lo mas a localização impecável me intimidou. Parecia que ninguém nunca havia corrido os dedos por aquelas páginas belíssimas.
Aqui em casa eu tenho muitos livros apoiados nos parapeitos das janelas e no escritório.
Uma boa parte foi “herança antecipada”, pertenciam ao meu sogro. Antes de falecer muito jovem, ele era diretor financeiro de uma grande empresa e na época ganhava muitos, mas muitos mesmo, livros de arte.
Minha sogra, quando se mudou deste apartamento, não quis levá-los consigo. Eu, encantada e de muito bom grado, me ofereci para ficar com eles.
Foi a melhor coisa que fiz. Maridex comenta que fica muito feliz quando vê os livros sendo folheados, admirados pelos nossos pequenos e por quem é recebido aqui em casa. Eles estão acessíveis às mãos, aos olhos e à curiosidade de quem se dispõe a mergulhar em suas páginas.
Meu filho, em especial, é apaixonado por eles. Vê, revê, passa momentos preciosos e gostosos com eles. E agrega mais literatura aos parapeitos. Além das lindas obras publicadas para crianças pela
Cosac Naif que já mostrei no
DECORACASA, ele agregou livros da coleção doada gratuitamente pela
Fundação Itaú Social. Sinal de que os livros são usados e incorporados em nossa rotina.
Ontem ele estava de conversa comigo sobre Monet, pois este é o tema que estão estudando neste semestre na escola. Como os livros de arte estão à mão, pude logo sacar um deles sobre impressionismo e mostrar as imagens encantadoras produzidas por estes mestres.
Ou seja, além da magia que eles trazem em suas páginas, estes livros estrategicamente colocados podem – além de decorar – também trazer magia para momentos de nossas vidas.
Um beijo grande!