[A Dica do Dia]

5 dicas financeiras para viver 2018 no azul


Chegou a hora dessa história de saldo negativo ficar no passado!

Sempre que dezembro dá as caras, começo a fazer meu planejamento financeiro do ano seguinte. Acho muito importante fazer isso logo no começo do mês, antes das festas de final de ano. Assim, eu tenho condições de definir um orçamento para os presentes de Natal, gastos de férias e tudo mais (olha aí, já comecei o texto com uma dica valiosa!).

E enquanto eu fazia minhas contas e elaborava estratégias, consegui reunir cinco dicas financeiras valiosas para dividir com vocês. Acredito que, da mesma forma que me ajudaram e continuam me ajudando, essas pequenas ações do dia a dia vão ajudar vocês a mudar a realidade financeira, transformando-a em algo muito maior, melhor e cheio de potencial. Vamos lá?

Dica nº 1: segure o bolso no final do ano

Comecei o texto falando exatamente sobre isso! As tentações vão estar bem diante dos seus olhos: presentes para a família toda, um look novo para o Natal, um vestido branco para o Réveillon, alugar uma casa na praia para passar a virada, e por aí vai. Lembre-se de que, uma hora ou outra, a conta de tudo isso vai chegar. Então, faça um orçamento, coloque tudo no papel e defina o máximo que você pode gastar – de preferência, mantenha-se abaixo desse valor!

Dica nº 2: troque as lâmpadas de casa

Pode parecer bobo, mas, definitivamente, não é. Ter lâmpadas de LED é sinônimo de muita economia na conta de luz e, consequentemente, mais dinheiro no bolso. É bem verdade que as lâmpadas de LED em si são bem mais caras que as incandescentes e fluorescentes, mas o preço salgado vale a pena, pois esse tipo de iluminação chega a ser cinco vezes mais duradouro e econômico. Depois que fiz isso aqui em casa, minha conta reduziu quase que pela metade! Dá para acreditar?!

Dica nº 3: compare preços

Essa é aquela típica dica que todo mundo conhece, mas poucos colocam em prática: antes de comprar, compare o preço do item em, pelo menos, três locais diferentes. Seja uma fruta, uma peça de roupa ou uma geladeira, pesquise para pagar o preço mais justo que encontrar. Se você fizer isso com todas as suas compras, a diferença no final do mês será enorme! E isso vale para todos os presentes de Natal e comidinhas da ceia, ok?! Não se esqueça do orçamento!

Dica nº 4: dinheiro para emergências

A única certeza que temos na vida é que não temos controle de nada, nem mesmo do nosso próprio futuro. Por isso, é muito importante ter dinheiro guardado para possíveis emergências que surjam em seu caminho – como arrumar o carro, remédios extras ou desemprego. Tenha, no mínimo, o valor equivalente a três meses de contas básicas da sua casa. Mas, atenção: caso tenha dividas, seu foco nº 1 deve ser quitá-las, para somente depois pensar em guardar e/ou investir qualquer quantia.

Dica nº 5: comece hoje

Postergar não leva ninguém a lugar nenhum – assim como a lamentação, o choro e o desespero também não. Então, por pior que esteja a sua situação financeira, a hora de começar a mudar é agora. Eu também já estive em um rio sem fim de desorganização financeira, mas precisei dar um basta para mudar tudo. Você também consegue, eu tenho certeza disso!

DICA EXTRA: aprenda cada vez mais sobre educação financeira

Para pagar dívidas, diminuir gastos ou investir dinheiro, é necessário tomar decisões e agir. E entender sobre finanças torna tudo isso muito mais fácil. Por isso, para que o ano de 2018 seja ainda mais rico para vocês, separei uma última dica que vai fechar este post com chave de ouro: o Finanças Práticas.

O Finanças Práticas é um programa da Visa que leva educação financeira para qualquer pessoa do mundo. A plataforma funciona de forma 100% online, ou seja, você aprende sobre como administrar melhor o seu dinheiro sem sair de casa.

Tudo vai se tornar mais fácil, porque você vai aprender a como fazer um orçamento, como cortar todos os gastos desnecessários, quais investimentos valem a pena, como definir objetivos e muito mais!

E, para mim, praticidade e agilidade fazem toda a diferença. Por isso, adoro o chatbot do programa no Facebook. Com essa ferramenta, eu tiro dúvidas instantaneamente, na hora que tenho alguma dúvida, o que me ajuda muito a tomar decisões do dia a dia sem perder tempo

Para saber mais sobre o Finanças Práticas, acesse a página no Facebook ou o site oficial: www.financaspraticas.com.br.

Lembre-se: tudo pode mudar (e para melhor), só depende de você.

Um beijo,

 

e para o dia dos namorados…

AS VANTAGENS DE UMA DESPENSA ORGANIZADA

5 ITENS DE ORGANIZAÇÃO PARA A PENTEADEIRA

ENTENDA O TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIA DOMÉSTICA

nunca mais escorregue na chuva | #aDicadoDia

sweet (pink) home

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa