7 erros na hora de tirar manchas| #ADICADODIA
Quando, em vez de solucionar, pioramos a situação
Quando, em vez de solucionar, pioramos a situação
Basta respingar molho de tomate na camisa branca ou cair gordura no terninho para já ficarmos desesperadas. E não é para menos. Afinal, manchas tiram o nosso sono e, muitas vezes, dão mais trabalho do que pensamos.
Mas, não precisa ser sempre assim. Na maioria dos casos, as manchas acabam piorando justamente por fazermos o que não devemos na tentativa de eliminá-las das nossas roupas, tapetes e estofados.
Por isso, hoje, a Flávia separou algumas dicas do que NÃO fazer para tirar manchas. São erros que comumente colocamos em prática pela falsa impressão de que vão ajudar, quando, na realidade, apenas pioram.
Além de acompanhar a lista abaixo, você pode assistir ao vídeo no topo deste post ou diretamente no canal do A Dica do Dia, no YouTube: https://goo.gl/5g7AFb. Aproveite para inscrever-se! É totalmente gratuito e você fica por dentro de todas as novidades semanais.
Quanto mais tempo você demorar para limpar, mais a mancha vai penetrar nas fibras do tecido (ou de demais superfícies). Com isso, o processo para limpar fica ainda mais complicado depois. Então, já sabe: sujou, limpou.
Não adianta nada gastar um produto em uma função para a qual ele não foi desenvolvido – você vai apenas jogar dinheiro no lixo! Cada mancha deve ser tratada com um produto diferente, adequado para aquela situação.
Pode parecer até impensável, mas guardar algo manchado acontece mais vezes do que você pode imaginar. Às vezes, estamos cansados ou nem percebemos que a mancha aconteceu e pronto: a toalha de mesa vai direto para a gaveta, a camisa vai para o cesto de roupas sujas, a mesa de madeira fica suja até o dia seguinte e por aí vai. Então, antes de guardar qualquer coisa, verifique tudo para garantir que não há qualquer mancha.
Tentar tratar uma mancha sem retirar o excesso antes é pura perda de tempo – além de se correr o risco de piorar ainda mais o estrago que já foi feito. Então, o primeiro passo é tirar o excesso para facilitar o resto do processo. Por exemplo: se a mancha é de gordura, retire o excesso com talco e, depois, limpe a peça.
Quanto mais você espalhar, mais a mancha vai crescer. Então, a partir de agora, lembre-se de tentar limpá-la de forma localizada. Ou seja, esfregue dos cantos para o centro.
Não adianta jogar uma roupa manchada na máquina e, depois da lavagem, reclamar que a mancha ainda está lá. Tudo que é manchado exige uma pré-lavagem adequada – gorduras com talcos, caneta esferográfica com álcool e assim por diante.
Aquecer uma mancha é praticamente sinônimo de fixá-la eternamente na superfície que foi suja. Ou seja, secadoras de roupa, ferros de passar e demais itens que possam aquecer devem ser utilizados apenas quando a mancha foi totalmente retirada!
Deixe esses erros no passado, realize os processos necessários e específicos para cada caso e dê adeus aos problemas com manchas! Afinal, nada na vida precisa ser um bicho de sete cabeças. Basta ter dicas práticas para saber como resolver cada situação.
E aproveitando que está aqui, que tal conferir mais algumas dicas sobre manchas? Selecionamos algumas abaixo!
Como tirar mancha de batom: https://goo.gl/cJisrT
Como tirar mancha de graxa (preta e amarela): https://goo.gl/BYptH5
Como tirar mancha de café: https://goo.gl/Cjooe5
10 produtos caseiros para tirar manchas: https://goo.gl/qwKMsB
Bye bye, manchas!
Até a próxima,
Equipe Flávia Ferrari