6 dicas para deixar o bolo perfeito | #ADICADODIA

Bolo fofinho e no ponto sempre!

Há quem tenha nascido com o talento nato da confeitaria e, como mágica, sempre consiga resultados incríveis logo nas primeiras tentativas práticas de uma nova receita. Mas, para a maioria dos meros mortais, como nós, da equipe da Flávia, é preciso muita atenção ao preparar um doce – além de muito treino, é claro.

Mas, além de tudo isso, algumas dicas fazem toda a diferença. Por exemplo: você sabia que misturar as claras em neve com muita força pode prejudicar a maciez do bolo? Pois é! A Flávia preparou um vídeo contando, além dessa, outras dicas para deixar o seu bolo sempre perfeito.

Então, mesmo que não tenha muita intimidade com o preparo de bolos e doces, essas informações com certeza farão toda a diferença para você. Confira abaixo!

6 dicas para deixar o bolo perfeito

Dicas para fazer bolos fofinhos e perfeitos

Dica 1 – Respeite medidas

A confeitaria é como a matemática: cada ingrediente tem sua medida exata para que, quando somados, resultem em um doce perfeito. Alterar a quantidade de qualquer coisa na receita é sinônimo de tragédia na certa. Então, siga o que foi estipulado!

Dica 2 – Ingredientes secos sempre soltinhos

Passar a farinha e demais ingredientes secos na peneira antes de incorporá-los ao resto da massa é essencial para conseguir um bolo aerado. Pode até parecer besteira, mas basta fazer isso uma vez para comprovar a diferença que faz no resultado final!

Dica 3 – Temperatura ambiente

Assim como as quantidades, a temperatura de cada ingrediente também influencia. Então, a não ser que seja pedido na receita, utilize tudo em temperatura ambiente. Inclusive a manteiga!

Aliás, a Flávia passou uma dica simples, mas infalível, para baixar rapidamente a temperatura da manteiga guardada na geladeira. Para conferir, basta assistir ao vídeo no topo deste post, ou no canal A Dica do Dia, no YouTube: https://goo.gl/yzzpr4.

Dica 4 – Claras em neve

Claras de ovos já são delicadas por si só. Em ponto de neve, então, são verdadeiras nuvens, frágeis e finas. Por isso, incorporá-las à receita é um processo lento e paciente. Misture com calma, sem pressa.

Dica 5 – Fermento sempre por último

Depois de misturado aos demais ingredientes, o fermento começa a agir em alguns minutos. E se ele começa a agir ainda fora do forno, sua função será muito prejudicada enquanto o bolo assa. Então, lembre-se de colocar o fermento sempre por último, quando toda a massa já estiver misturada e homogênea.

Dica 6 – Forno

Há duas informações essenciais em relação ao forno. A primeira é: ligue o forno, no mínimo, 15 minutos antes de colocar a massa para assar. Isso fará com que todo o interior do forno esteja na mesma temperatura assim que você colocar a massa, permitindo que asse por igual – o que evita partes cruas e partes queimadas.

E se você é o tipo de pessoa que não consegue controlar a ansiedade, segure a emoção. Porque um bolo bem feito é aquele que assou em um forno fechado. Ou seja, nada de abrir o eletrodoméstico de 5 em 5 minutos para “dar uma olhadinha”. Aliás, vale dizer que não é preciso olhar a massa antes de, pelo menos, ⅔ do tempo de cozimento.

bolo caseiro perfeito com apenas 6 dicas

E já que o assunto de hoje gira em torno da cozinha, separamos mais dicas legais para você conferir:

7 usos para o pó de café que você não conhecia: https://goo.gl/B6w5Jk
Como ressucitar a pizza do dia anterior: https://goo.gl/tFfUFu
Como fazer um jantar (ou almoço) express: https://goo.gl/GhzrdM

Agora, é só arrasar na cozinha!

Até a próxima,

Equipe Flávia Ferrari

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE