Por Simone Infanger – Associada do Organizada
Você já parou pra pensar que a forma que você costuma comprar produtos organizadores pode, na verdade, estar te fazendo só gastar dinheiro ao invés de resolver o seu problema? Além, claro, de acabar criando mais um problema: o que fazer e onde colocar aquele organizador que você comprou e não conseguiu usar pra finalidade que você imaginava?
E como eu sei disso? Bom, antes de me tornar uma Profissional de Organização, eu passei várias vezes pela situação de entrar em uma loja que vende produtos organizadores e me encantar com aquele mundo cheio de alternativas, uma mais linda que a outra, que prometem facilitar o nosso dia a dia. É muito comum sair de uma loja de utilidades domésticas com algum tipo de organizador, normalmente as caixas, as caixinhas e os potes, sem saber exatamente onde usá-los para organizar.
E posso te assegurar que você não está sozinha nessa situação super realista pela qual muitas de nós passamos. Você vai chegar em casa e aquele produto organizador que você achou lindo, acabou comprando até na promoção e ele não vai caber naquela prateleira, não vai entrar naquela sua gaveta do seu closet ou do seu banheiro e você vai chegar à conclusão de que, mais uma vez, você criou um problema e não achou uma solução.
E mais uma vez, aquela bandeja que você tanto gostou é maior do que o espaço que você tem e por isso, pra ela não ficar com uma parte pra fora, você vai deixa-la guardada, até que alguma outra situação te permita utilizá-la.
E como eu resolvo isso? Simples… Usando esses 5 passos:
-
- Defina, inicialmente, o ambiente que você deseja organizar. Isso é muito importante para garantir que você não saia gastando dinheiro com produtos organizadores, simplesmente, porque são bonitos ou estejam na promoção. Eles precisam ter uma função adequada. Eles precisam resolver o seu problema e organizar o ambiente.
-
- Defina os locais, dentro desse ambiente, que precisarão de algum tipo de organizador. Verifique se você vai usar produtos organizadores em prateleiras, gavetas, espaços pequenos ou grandes ou se você vai precisar acomodar algum outro acessório móvel, como gaveteiros ou algum tipo de carrinho organizador;
-
- Meça os espaços. Isso vai evitar que você compre produtos errados pra locais errados! Pra isso, você vai precisar de papel, lápis, borracha e uma trena. Faça um rascunho, um desenho bem simples, com as 3 principais medidas dos espaços (largura, altura e profundidade).
-
- Faça uma pesquisa na internet. Para facilitar a sua vida, antes de se deslocar até as lojas físicas, e sair comprando produtos organizadores, certifique-se que eles irão caber nos espaços que você deseja organizar, dentro dos ambientes. Confira a medida de cada opção de produto que você precisa. Essa é a parte mais divertida. É como um jogo de encaixe.
- Proporcione harmonia ao ambiente. Esse passo, eu, como Arquiteta de formação, considero o mais prazeroso. Nós costumamos recomendar aos nossos clientes, que os produtos organizadores combinem com o ambiente e com o propósito definido praquele local. Procuramos, sempre que possível, escolher uma linha de produtos organizadores de alguma determinada marca da nossa preferência e que representa o estilo do nosso cliente. Como nosso público é predominantemente feminino, optamos sempre pelas caixas e acessórios mais delicados, com estilo e design, moderno e feminino e que combinam com a decoração dos closets e dos quartos dessas clientes, pra facilitar a organização e promover a harmonia de todos os ambientes da casa. E uma dica preciosa nessa hora é evitar usar caixas de papelão em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias. Nesses locais opte por organizadores de plástico, que além de manter o padrão escolhido, facilitam muito a limpeza.
Eu, como Personal Organizer, desde 2009, posso garantir que, utilizando esses passos, o resultado será a economia do seu tempo e principalmente do seu dinheiro, já que você não vai mais ficar criando problemas, comprando produtos e mais produtos sem qualquer planejamento e sim, vai passar a fazer o investimento correto, pro local correto.
E como eu posso te garantir isso? Bom, essa é a nossa rotina aqui na Equaliza. Garantir uma organização que preserva o estilo do nosso cliente, mostrando que sempre é possível retomar o controle da sua casa através da organização e dos produtos certos.