ORGANIZAÇÃO DO BANHEIRO – DESCARTE CONSCIENTE E FREQUÊNCIA DE LIMPEZA

Por Paula Imparato – Associada do Organizada

É muito comum ouvir pessoas reclamando que tem dificuldades em manter suas coisas organizadas, que não sabem onde colocaram aquele batom, aquela escova ou qualquer outro objeto de uso pessoal. Costumo dizer que o princípio básico de uma boa organização é armazenar os objetos de forma que seja possível visualizar tudo o que você tem, mas lembrando que devemos sempre buscar armazenar somente o que realmente tem utilidade e faz sentido em sua vida atual. Outro ponto importante é que todo objeto tem um endereço fixo, portanto, ele deve sempre voltar para o lugar de onde ele saiu. Desta forma você conseguirá encontrar o que você procura com muita facilidade.

O banheiro é um cômodo extremamente importante na casa, por ser o local onde fazemos nossa higiene pessoal, por isso ele deve passar por uma faxina pesada semanal e uma limpeza leve diária para retirada do lixo, cabelos e gordura corporal que fica no box.
Em sua maioria os banheiros são pequenos e em muitos casos ainda temos que dividi-lo com outras pessoas. Por isso mantê-lo limpo e organizado cria um ambiente leve e agradável para um banho bem relaxante e revigorante.

É muito comum encontrarmos muito produtos abertos que não estão mais em uso, mas que não descartamos, pois sempre ficamos com aquele sentimento de que um dia vamos usar, mas com tantas opções o produto fica no fundo do armário e perde sua validade, e quando vemos jogamos no lixo.

O primeiro passo para colocar o banheiro em ordem é separar os produtos por categoria (produtos para rosto, corpo, cabelo, manicure, etc.) e aproveitar para jogar fora todos os produtos que estiverem com a validade vencida. Depois, limpe os armários e a bancada da pia com um pano úmido e álcool gel e inicie a organização. Escolha caixas transparentes sem tampa ou com tampa ventilada para armazenar cada categoria. O tamanho da caixa vai de acordo a quantidade de produtos. As maquiagens não podem ser armazenaras em lugar úmido e com calor excessivo, pois tendem a perder a validade mais rápido do que o previsto. O ideal é mante-las em local seco e ventilado, por isso armazena-las em caixas com tampas ventiladas são uma excelente opção.

Para a bancada da pia aposte em bandejas antiderrapantes que te ajudam a organizar os itens de uso diário como desodorante, leave-in, gel para cabelo, hidratantes faciais e corporais, creme dental, fio dental, etc. Isso facilita a limpeza da bancada, já que não existe a necessidade de tirar um a um para limpar, mas lembre-se de que pelo menos uma vez a cada 15 dias é preciso tirar tudo da bandeja e higieniza-la.
Para os produtos pequenos, como pinceis de maquiagem, escovas de dentes e cabelo opte por lindos copinhos multifuncionais que ajudam muito a manter tudo no lugar. Já as miudezas que toda mulher tem, como fivelas, grampos e elásticos de cabelo, existem opções de caixas com divisórias que oferecem a possibilidade de guardar tudo e evitar que fiquem embolados um no outro.

Os produtos de estoque ou aqueles que não são usados com muita frequência podem ser armazenados em caixas com tampas ventiladas em prateleiras ou armários. Para os secadores e chapinhas, busque opções de caixa alta com tampa que podem ficar no armário embaixo da pia, dentro de gavetas ou em prateleiras, depende da disposição e do espaço que você tem em seu banheiro, lembrando sempre da transparência para facilitar a identificação dos objetos.

Instalar ganchos atrás da porta ou em uma parede livre para que as toalhas possam ser penduradas podem ser a solução para que elas não fiquem espalhadas pela casa, na guarda de uma cadeira. Uma dica muito legal é usar ganchos de formatos ou cores diferentes para cada membro da casa.
É importante manter sempre um cesto para colocar a roupa suja num cantinho, pois evita que as roupas fiquem espalhadas pelo chão.
Dentro do box é imprescindível ter nichos para organizar xampus, condicionadores, sabonetes e buchas usadas no dia a dia.

Organizar a casa é um processo que envolve tempo, raciocínio, disciplina, esforço e motivação. Por isso, a dica é estabelecer metas pequenas para organizar um espaço ou para mudanças de comportamento em relação à organização. Se o primeiro passo for complicado e você não enxerga uma solução para sua casa a Bela Ordem pode te auxiliar.

Saiba mais sobre Paula Imparato no link: https://organizada.com.br/guia/bela-ordem


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE