A ORGANIZAÇÃO RESIDENCIAL EM PARCERIA COM OS FILHOS

Por Celi Branco – Associada do Organizada

Sabemos que é de suma importância fomentar a autonomia das crianças e criar hábitos nesse sentido a torná-la mais segura e feliz.

Ajudar as crianças a realizarem atividades próprias de sua idade, como vestir-se, comer sozinha, arrumar seus objetos e seu quarto, não só aumenta a autonomia como também sua capacidade e confiança.

Nossos filhos aprendem a conviver com momentos de solidão ao longo do dia, sem supervisão e a presença de adultos, tornando-as mais tolerantes aos medos e fortalecendo o vínculo familiar.

Estudos realizados, nos orientam qual a responsabilidade que deve ser dada para cada idade da criança. Conforme tabela abaixo:

Fonte: No Mundo da Maternidade

Também devemos criar tabelas semanais de atividades, dividindo-as por dia da semana:

Fonte: No Mundo da Maternidade

Agora, temos o exemplo de uma família que está reformulando o quarto da filha de 4 anos, no qual foi escolhido o método montessoriano para decoração.

Esse método é “o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori. E é caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.”

Escola foto criado por Kireyonok_Yuliya – br.freepik.com

Ou seja, vai de encontro com tudo que estamos abordando nesse artigo.

E esse é o ANTES e DEPOIS dessa história…

Fonte: Arquivo pessoal
Fonte: Arquivo pessoal
Fonte: Arquivo pessoal
Fonte: Arquivo pessoal

Saiba mais sobre Celi Branco abaixo:


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE