BANHEIRO OU QUARTO DE BANHO?

Escrito por Patricia Arteira – Associada do Organizada

O banheiro é um cômodo que merece atenção especial na organização da nossa casa, pois é nele que também relaxamos e renovamos nossas energias. Gosto muito do termo “Quarto de Banho”, acho que valoriza e dá um toque artístico ao ambiente. Aliás, você já ouviu falar sobre sua origem?

Uma curiosidade sobre a origem do banheiro ou quarto de banho é a de que os Romanos utilizavam latrinas coletivas e faziam suas necessidades conversando tranquilamente uns com os outros. Tomavam banho em instalações com piscinas aquecidas, pátios e vestiários, devidamente decorados e separados por sexo. Era local de encontros, bate-papo e até negociações!

O “Quarto de Banho” surgiu no final do século XVIII. Foi após a “casinha” (que ficava do lado de fora) ser incorporada dentro da residência e acrescida à função banho. Em 1668 um decreto instituído pela França, determinou que novas casas construídas devessem ter o cômodo. Também chamado de “Quarto de honra” pelos Israelitas e de “Casa da Manhã” pelos Egípcios.

O banheiro tornou-se um espaço de descanso, saúde e lazer, voltado para limpeza e bem estar! Sendo pequeno ou grande, na residência ou empresa ele merece nosso carinho e cuidado!

E agora que tal deixar esse ambiente tão importante, harmonioso e organizado? Segue algumas dicas de organização que aplico com meus clientes:

– Inicie retirando excessos, mantendo somente o que é necessário no dia a dia;

– Separe os itens por categorias (cabelo, rosto, corpo, etc.) e use cestinhas ou caixinhas para separá-los, você pode identificar com etiquetas para facilitar o manuseio; Em caso de pouco espaço ou falta de armários, você pode optar por prateleiras, cestos ou caixas de madeira.

Fonte: Arquivo pessoal

– Atenção: não guarde remédios, perfumes e maquiagens no banheiro! A variação de temperatura e umidade podem prejudicar seus componentes e validade (caixinha de primeiros socorros pode continuar no local);

– Estoque de materiais de limpeza deve ser guardado em outro local também. Deixe apenas um produto desinfetante ou paninhos multiuso para manter a limpeza diária;

– Para valorizar e harmonizar o ambiente: use plantas ou arranjo floral, a escolha dependerá das condições como iluminação e ventilação; Pequenas imagens nas paredes dão um charme na decoração, mas tome cuidado com o tipo de material, verifique se é resistente à umidade;

Então… “Banheiro” ou “Quarto de Banho”? Independente do termo, o importante é o bem estar que o ambiente deve proporcionar, além da praticidade e economia quando está organizado! E se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda na organização, chame uma Personal Organizer, ela é a profissional capacitada para te atender!


VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE