COMO LAVAR ROUPAS: TIRO TODAS AS SUAS DÚVIDAS | #ADICADODIA

Veja dicas de como cuidar corretamente das suas peças

Dúvidas sobre como lavar roupas são frequentes, principalmente para aqueles que começaram agora a lavar suas próprias vestimentas. Mas, para colocar fim nesse dilema, a Flávia decidiu fazer um compilado com 16 respostas para perguntas mais frequentes sobre esse tema.

Você pode conferir as orientações abaixo, no vídeo que está no topo desta página ou diretamente no canal A Dica do Dia, no YouTube. Para isso, clique aqui. Não deixe de se inscrever no canal para ficar por dentro de todas as novidades!

Tudo pronto para colocar um ponto final em suas questões sobre como lavar roupas? Então, vamos lá!

Como lavar roupas Flávia Ferrari
Pergunta 1 – Por que a máquina deixa tanto fiapo na roupa, mesmo estando limpa e lavada?

Esses utensílios precisam de uma faxina. No manual você encontra um passo a passo de como fazer essa limpeza. Mas, geralmente, é preciso jogar um 1 L de água sanitária e deixar correr um ciclo inteiro. Além disso, você também pode substituir por vinagre.

Esse ato ajuda a retirar todos os resíduos de gordura e outros tipo de sujeira que ficaram na máquina. Você também pode limpar o filtro da máquina, que pode estar sujo e acumulando esses fiapos.

 

Pergunta 2- Qual a quantidade de sabão, amaciante e alvejante na máquina de lavar no baixo, médio e alto ciclo?

Isso dependerá do tipo de cada um desses produtos de limpeza, pois cada um tem sua própria composição. Por isso, é necessário sempre ler os rótulos e ver também de quantos litros é sua máquina para fazer a proporção certa.

 

Pergunta 3 – Como deixar a roupa branca?

Com o passar do tempo, se essas peças não forem tratadas corretamente, tendem a amarelar. O grande segredo é colocar metade do suco de um limão na última etapa da lavagem, pois essa fruta tem poder alvejante. Vinagre de álcool também pode ser uma opção.

 

Pergunta 4 – Como resgatar a cor das roupas?

Antes de lavá-las, é preciso fazer um teste para saber se aquela peça de roupa solta ou não tinta. Basta colocar água em uma bacia, molhar um pedaço da peça, e, em seguida, colocar um pano branco por cima e passar o ferro. Portanto, se a cor não for fixa, o tom sairá no pano.

A grande solução para esse problema é saturar a água da máquina com sal, que ajuda a segurar essa tinta.

 

Pergunta 5 – Qual a receita do passe bem caseiro?

Misture 250 ml de água, 250 ml de álcool e uma colher de sopa de amaciante não concentrado. Se for concentrado, coloque apenas meia colher.

 

Pergunta 6 – Só se lava as roupas de malha à mão? E qual o melhor sabão, o líquido ou o em pó?

Essas roupas podem ser lavadas no ciclo delicado e com saquinhos de proteção. O tipo de sabão é indiferente, vai do seu gosto pessoal.

 

Pergunta 7 – É necessário colocar as peças pelo avesso na hora de lavar?

Depende da peça. Meias e jeans, por exemplo, devem ser lavadas pelo avesso. Já camisetas podem ser lavadas pelo lado normal.

 

Pergunta 8 – Como lavar toalhas sem que elas fiquem ásperas/duras?

Basta substituir o amaciante por vinagre para que esse produto limpe as fibras da toalha. Outra dica é não deixá-las secando no sol e também não passar com ferro quente.

Clique aqui e confira mais dicas de como cuidar das toalhas.

 

Pergunta 9 – Como tirar mancha de molho de tomate de camisetas brancas?

Coloque um pouco de vinagre ou água oxigenada 10 volumes líquida sobre a mancha. Deixe agindo e depois lave normalmente.

 

Pergunta 10 – Como tirar mancha de desodorante das camisetas?

Manchas iniciais: faça uma pastinha com suco do limão, sal e bicarbonato, passe nessas áreas e deixe agir por cerca de 2h.

E falando nisso, o bicarbonato é muito mais barato online e a granel. Compre aqui.

Manchas médias: use sabão líquido concentrado e deixe agir por 1h. Você também pode optar por detergente ou sabonete branco.

 

Pergunta 11 – Como tirar manchas de ferrugem das roupas de cama?

Trate com sabão de coco cada mancha e depois deixe essa peça no sol por no máximo 2h.

 

Pergunta 12 – Posso misturar a roupa íntima com o restante na máquina?

Não é recomendado… O melhor é fazer lavagens separadas e com sabão neutro.

 

Pergunta 13 – Como deixar meias e panos de prato sempre brancos?

Você pode ferver os panos de prato com sabão em pó, bicarbonato de sódio ou vinagre. Essa ação faz com que a gordura saia com mais facilidade

Já no caso das meias, é preciso remover a sujeira antes de lavar com 1 xícara de álcool líquido comum, 2 medidas de alvejante sem cloro em pó, 1 xícara de sabão em pó ou uma tampa. Agite para dissolver todos os produtos e coloque essas peças de molho na mistura.

 

Pergunta 14 – Como tirar manchas que passaram de uma peça para a outra?

Você pode ferver a roupa que foi manchada com meia batata cortada. Clique aqui e confira mais dicas.

 

Pergunta 15 – Como evitar a mancha de sabão líquido?

Antes de colocar diretamente na máquina, dilua esse produto com água.

 

Pergunta 16 – Como limpar roupas brancas manchadas de óleo?

Antes de fazer a lavagem, é preciso tirar primeiro esse óleo com talco ou bicarbonato no tecido, que irá absorver essa substância.

Dúvidas sobre como lavar roupas Flávia Ferrari

Aliás, quer mais dicas que realmente funcionam? Então, confira em nosso livro “A Dica do Dia: Soluções Práticas para Facilitar sua Vida”: http://bit.ly/livroDica.

Por fim, aproveite também para baixar nossos cronogramas de limpeza, e-book e tabela de símbolos de lavagem. Todo esse material foi criado para ajudar a simplificar seu dia a dia.

Até a próxima,
Equipe Flávia Ferrari

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE