O LEGADO PARA MINHA FILHA – EPISÓDIO 1

Olá Amoras e Amores, tudo bem? Eu conversei com vocês têm alguns posts e vídeos, sobre o projeto: O Legado para minha filha, uma série de vídeos, com mulheres inspiradoras, que estou fazendo, junto com a minha filha Bia, para comemorar seus 15 anos.

E hoje, venho trazer a entrevista com a primeira ‘madrinha’ da Bia, a economista Zeina Latif.

Primeiramente, preciso confessar para vocês que abrimos a série com chave de ouro, a entrevista foi muito emocionante, e eu acho, que você vai gostar muito!

Então vamos participar desse legado juntas?

Quem é Zeina Latif

Bom, a Zeina é economista, ex- economista chefe da XP Investimentos, mãe e escritora.

Sua história é inspiradora, filha de descendentes árabes e portugueses, sentiu na pele que a educação, faz toda a diferença na vida de uma mulher.

E o que mais gosto da sua história, é que Zeina fez sua história profissional, em uma área ,- a de exatas -, que normalmente é dominada por homens, mas que, vamos combinar, também pode e deve ser invadida por nós, mulheres.

Daqui para frente, a Zeina conta um pouco sobre sua história e experiências. Tudo isso, para deixar registrado na série ‘O legado para minha filha’.

Educação

Bom, meus avós e pais são de origem bem humilde, no caso dos meus avós, eles eram praticamente analfabetos.

Então, no meio disso, imagina só, minha avó, fez questão, mesmo sendo analfabeta, que minha mãe fizesse uma faculdade em São Paulo. E eu acredito que essa decisão, fez toda a diferença para minha educação e criação.

E por isso, digo com toda certeza, nós mulheres, precisamos apoiar as outras mulheres a estudar, e buscar se profissionalizar. Essa cultura de que mulheres não se dão bem com exatas, só nos deixa para trás no mercado.

Maternidade

Eu tenho temores como toda mãe, temores não, preocupações, afinal, estou preparando meu filho para a vida, e sei que vou influenciar até certo ponto. Depois disso, ele vai viver e ter as próprias experiências, que não vão depender só de mim.

Por isso, eu sei que vou errar, mas torço sempre para errar o menos possível.

Medos

Tenho medos, claro que tenho! Montanha-russa é um deles kkk

Sou uma lástima com esportes também, não sei nem andar de bicicleta, e não tento aprender, porque, confesso, tenho medo de cair.

Foi fácil escolher sua profissão?

Meus pais não me influenciaram nessa decisão, e isso, por um lado foi bom, pois me fez olhar para dentro de mim, e buscar o que eu queria fazer.

Nessa fase, da escolha da profissão, minha mãe me disse uma frase, que eu aliás, já repeti para o meu filho:

“Tem coisas que eu não vou poder te ajudar. Você vai ter que fazer sua escolha.”

Então, fui atrás de fazer essa escolha, e no meio disso, eu tive a sorte de ter um professor de geografia, com formação em economia, que me fez ver o quanto eu amava esse assunto.

Eu também sempre me interessei e me preocupei pelos problemas do Brasil. Então seguir o caminho da economia, acabou sendo uma escolha natural.

O que você fala para uma adolescente de 15 anos?

Procure o autoconhecimento!

Nem sempre vai ser fácil, já que autoconhecimento é reconhecer seus pontos fracos, mas, ter conhecimento das nossas fragilidades, é libertador!

Mais uma coisa, que não é exatamente para essa fase da sua vida, mas que você vai precisar fazer: tenha um olhar generoso com os outros. Perceba que a realidade que nós vivemos é uma bolha! O Brasil tem muita desigualdade e é necessário olhar para o outro.

Dizem que amadurecer é parar de olhar para nós, e passarmos a olhar para o outro.

E é com essa mensagem amora, que eu te convido para acompanhar o próximo capítulo dessa jornada que estamos vivendo na série: ‘O legado para minha filha’!

Beijos e até o próximo episódio!

O legado para minha filha

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE