COMO ORGANIZAR A GELADEIRA

Eu adoro fazer vídeos de organização para você! E como você já imagina, a organização é bem-vinda em qualquer cômodo da casa. Inclusive na geladeira! Por isso vou te ensinar a como organizar a geladeira!

Mais do que deixar a geladeira bonita, essas dicas também ajudam na validade dos produtos armazenados na geladeira. E claro, também tem dicas de higiene por aqui, afinal, se tem um lugar que PRECISA estar sempre limpo, é a nossa amiga geladeira.

Então, pronta para aprender a como organizar a geladeira comigo?

Como organizar a geladeira

Como já comentei, mais do que deixar a geladeira bonita, saber organizar ela corretamente, é também uma forma de economizar.

Isso porque quando você deixa a geladeira organizada, você sabe exatamente o que tem dentro dela, e não corre o risco de deixar os alimentos estragarem e literalmente, ver dinheiro indo para o lixo! Além, claro do desperdício de alimentos.

Erros que acontecem na organização da geladeira

Guardar os ovos na porta da geladeira

Compre aqui: https://amzn.to/3enGwBB

Esse é um dos erros mais clássicos quando o assunto é como organizar a geladeira. Afinal, por muito tempo o lugar de guardar os ovos ficava na porta do eletrodoméstico.

Mas, esse não é o espaço ideal para guardar os ovos, isso porque a porta da geladeira é o local com mais variações de temperatura. E esse abre e fecha, acaba estragando os ovos.

Por isso, o ideal é guardar eles ou na prateleira logo acima do gavetão de legumes e hortaliças, ou na prateleira do meio da geladeira. Assim, os ovos ficam armazenados sem variações de temperatura.

Aliás, mais uma dica, não precisa limpar os ovos! A casca deles é super porosa, então se você passa um sabão, como por exemplo, pode contaminar o ovo.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

A geladeira inteira mantêm a mesma temperatura

Na verdade, não é bem assim. Apesar de alguns modelos de geladeira darem a opção de programar a temperatura, a realidade é que a temperatura varia dentro do aparelho.

Geralmente, o lugar mais gelado é a prateleira mais alta, já que ela fica próxima a saída do compressor de ar.

Já as prateleiras mais baixas, costumam ser menos geladas. Por isso o gavetão de hortaliças costuma ficar nessa área. Já que esse tipo de alimento não pode ficar em uma área super gelada, senão acaba estragando.

Onde colocar o que na geladeira

A forma correta de escolher onde colocar os alimentos na geladeira é seguindo a temperatura.

Então na parte superior, que geralmente é a parte mais gelada, é indicado guardar os laticínios e derivados do leite, que estragam mais facilmente.

Já a parte do meio da geladeira é destinada as comidas prontas.

E na parte mais baixa da geladeira, vão as verduras, frutas e hortaliças.

Como armazenar as hortaliças ?

Compre aqui: https://amzn.to/3dG5I7t

Então, no caso das folhas, como alface, rúcula. O ideal é sempre higienizar as folhas primeiro. Logo em seguida, coloque as folhas secas, intercaladas entre folhas de papel toalha, dentro de um pote hermético.

Assim, não acontece a troca de ar dentro do pote e as hortaliças duram muito mais! Além de ser mais prático né? Na hora da salada é só tirar a folha e temperar.

Aliás, mais uma dica rápida. Se as folhas murcharam, é só colocar elas em uma vasilha com água gelada e pedras de gelo e deixar descansando por 1 hora. Elas ficam crocantes novamente.

Frutas e outras hortaliças

Neste caso, o ideal são aqueles potes com respiro na tampa, como mostro no vídeo.

Isso porque potes plásticos fechados também acumulam água, e assim, as hortaliças estragam mais uma vez.

Aí Flávia, mas preciso ter exatamente esse pote? Não, não precisa. Basta deixar a tampa um pouco aberta. Isso já vai resolver seu problema.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

Como descongelar a geladeira que não é frost free

Compre aqui: https://amzn.to/3avNpzz

Primeiramente, é importante saber identificar quando é o momento de descongelar sua geladeira.

Aliás, já vou reforçar, essa dica só vale para aqueles modelos de geladeira que não são frost free, ou seja, que acumulam gelo.

Neste caso, você precisa sempre olhar a prateleira superior e ver a camada de gelo que está por lá. O ideal é chegar no máximo na largura de um dedo.

Aí existem duas formas de fazer essa limpeza. Você pode colocar um pote com água quente dentro da geladeira, que já vai acelerar o processo.

Ou então coloque um ventilador ligado em frente a geladeira aberta. Assim o ventilador também dá aquela acelerada no desgelo da geladeira.

Como higienizar a geladeira por dentro

Compre aqui: https://amzn.to/3sAPbWw

E então chega a parte da limpeza da geladeira. Bom, as prateleiras e paredes você pode limpar com uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Para aplicar, use um pano macio.

O ideal é realizar essa higienização uma vez por semana. Aliás, indico que você faça sempre antes de ir fazer as compras, assim, a geladeira está vazia.

E mais uma dica essencial: antes de começar a limpeza da geladeira, sempre desligue ela da tomada! Assim, você evita acidentes.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Como limpar a parte externa da geladeira

Já para limpar a parte externa da geladeira, eu indico sempre usar a misturinha de partes iguais de água e vinagre de álcool branco, principalmente se a geladeira for de inox.

Em qual prateleira guardar as comidas prontas?

Compre aqui: https://amzn.to/3dGbbLc

O lugar ideal da geladeira para guardar as comidas prontas, é a prateleira do meio, que não é nem tão gelada mas ainda mantêm uma temperatura boa.

E mais uma coisa, nada de panelas na geladeira hein! O material delas não foi feito para isso.

Por isso, sempre coloque os alimentos em um pote com tampa hermética. Além dos alimentos duraram mais, dessa forma você evita o cheiro ruim da geladeira.

Como tirar cheiro da geladeira

Cheiro ruim na geladeira é péssimo!

Para acabar com esse problema você pode usar carvão, borra de café ou bicarbonato de sódio.

Em todos os casos, é só colocar um pote com um desses produtos dentro da geladeira, neste caso, com a tampa aberta. Eles vão absorver os odores da geladeira.

Potes quadrados ou redondos?

Compre aqui: https://amzn.to/3xgwUBu

Pote quadrado ou redondo, qual o melhor para organizar? Bom essa é uma resposta muito pessoal, mas eu, Flávia, dou preferência para os potes quadrados ou retangulares.

Acho que eles organizam melhor assim.

Como armazenar os frios

Compre aqui: https://amzn.to/3n97QaE

Primeiramente, o ideal é adequar a quantidade de frios que você vai comprar, conforme o que realmente vai consumir.

Se comprar a mais, já congele para não estragar.

Depois, é só guardar na parte mais gelada da geladeira, ou seja, a prateleira superior.

Por que não colocar comida quente na geladeira?

Muita gente acha que não é bom colocar comida quente na geladeira, por assim, estragar o alimento. Mas não é bem assim.

Apesar disso, não é indicado mesmo colocar a comida quente na geladeira por outro motivo: economia.

A comida quente faz a geladeira trabalhar mais para equilibrar a temperatura e assim, consome mais energia elétrica.

Bom espero que essas dicas te ajudem quando o assunto é como organizar a geladeira, e principalmente, prolonguem o tempo de validade dos seus alimentos.

Beijos e até mais!

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE