de tijolo

Frio na barriga!
Comecei ontem a organizar os “finalmentes” para a minha reforma. O empreiteiro quer começar o quebra-quebra já na próxima semana, mas temos alguns detalhes para acertar antes de colocar paredes abaixo e queremos começar com o “complete kit“.
Mas ontem fiz a primeira compra de material: as plaquetas de tijolos que revestirão a parede da lareira. São palha, similares a este aí da foto, e tem apenas 3 cm de espessura para serem assentadas sobre paredes já prontas ou servirem de piso.

Para quem quiser saber mais sobre tijolos, o portal casa preparou uma matéria explicativa aqui.

Sim! Sou louca por tijolinhos aparentes. Em breve a parede colorida aí de cima será uma parede com tijolinhos caiados.

Como os das fotos a seguir… ai,ai,ai… (suspiros…)
Esta foto é meu “modelo” extato: parede da lareira 😉Mas reparem no quarto… totalmente clean, mas ao mesmo tempo aconchegante.
Como revestimento externo combina perfeitamente com a área verde

E esta cozinha, me fala vai?

Sala de jantar contemporânea

Esta bem ao fundo da janela, combinando com a elegância da dupla marinho/branco

Para caiar os tijolos a receita é a seguinte, segundo a querida arquiteta Marcele Silveira:

“Efeito Envelhecido:

Como se faz:

1. Após a cura do rejunte dos tijlos (em média 03 dias), aplique uma mistura de 05 kg de argamassa branca, 1kg de resina adesiva, 02 litros de água e 200g de areia de aquário branca. A receita rende 12m². Faça a quantidade de acordo com a metragem de sua parede.

2. Caso a massa fique muito encorpada, acrescente água aos poucos até obter uma consistência pastosa. Aplique a mistura na parede com uma trincha de 20cm encharcando-a e espalhando uma camada fina do material. Após um dia de secagem da primeira demão, pinte pela segunda vez.

3. Aguarde mais um dia para secagem e, então, inicie a etapa em que a parede deve ser lixada. Use lixa para ferro n° 80. Quanto mais desgasta a parede, mais se destaca o aspecto envelhecido.

4. Após lixar, com a trincha seca retire a poeira de toda a extensão da parede. Finalizada a limpeza, faça a impermeabilização com produto adequado para tal serviço.

Efeito Caiado:

Como se faz:

1. A receita para 25m² leva 05 kg de cal, 05 kg de cimento branco, ½ lata de areia média e 10 litros de água.

2. Os processos seguintes são como os explicados no efeito envelhecido.”

Os projetos abaixo mostram os tijolos vermelhos naturais,de demolição, super charmosos, não é mesmo?

E agora hein? O que me falta? Fôlego para começar a quebradeira – mas garanto que valerá a pena 😉

Um beijo enorme!

créditos das fotos: casa.com.br, apartment therapy, folha de são paulo

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE