DICAS DE ORGANIZAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

Um dos maiores desafios quando o assunto é organização da casa é justamente incluir toda a família nessa rotina e isso também inclui as crianças. Pensando nisso, vou compartilhar dicas de organização para as crianças, para você testar na sua casa.

É claro que o tipo de tarefas e complexidade delas vai mudando conforme a idade dos pequenos, mas é muito importante ensinar desde cedo que uma casa organizada é tarefa conjunta da família.

Esse é o primeiro passo para que no futuro, todas as tarefas da casa não fiquem sob responsabilidade apenas sua.

Então bora conferir algumas dicas de organização para as crianças.

1º Dica – Altura da organização

Muitas vezes eu recebo reclamações das minhas seguidoras que os filhos nunca colocam as coisas no lugar.

Aí vem uma dúvida, esse lugar em que as coisas que ele mais tem contato, está na altura confortável dele?

Como por exemplo, ele tem uma caixa de brinquedos, tudo deve ser guardado lá, mas a caixa está na última prateleira da estante.

Seu filho não vai alcançar essa altura, então é impossível ele colocar esse item no lugar sozinho. Se nós queremos que as crianças participem da organização, precisamos dar autonomia para elas, e isso incluir organizar os objetos que elas mais usam, na altura que elas podem pegar e guardar sozinhas.

2º Dica – Cestos de organização pequenos

Compre aqui: https://amzn.to/3iw6F3O

Mais uma dica de organização para as crianças é guardar os brinquedos em cestos pequenos. Sim, é muito importante que esse cesto não seja aquela caixa organizadora funda e enorme.

Isso porque, na hora da brincadeira os brinquedos vão estar categorizados nesses cestos e a criança vai ter mais facilidade para pegar apenas o brinquedo que ela quer nesse momento.

Quando compramos uma caixa organizadora enorme, no final, tudo fica dentro dela. Se a criança quer apenas um brinquedo que está lá no fundo, ela vai revirar a caixa inteira no meio da sala.

O resultado é uma bagunça enorme e sem necessidade.

Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3º Dica – Identifique os cestos

Essa é uma dica de organização que vale para qualquer idade. Sempre identifique o que deve ser guardado em cada cesto.

Não adianta só você saber o que deve ser guardado em determinado espaço, isso precisar ter uma comunicação clara, para que todos os moradores consigam identificar.

No caso dos cestos de brinquedos, é importante identificar com etiquetas com o desenho dos brinquedos, se a criança ainda não souber ler.

Então, por exemplo, em um cesto ficam os carrinhos, então na etiqueta vai ter esse desenho, no outro são as bonecas, o desenho da etiqueta vai ser esse, e assim por diante.

4º Dica – Luvas da organização

O indicado é sempre usar luvas para fazer a organização, com certeza você já viu profissionais usando essas luvas de látex durante essa tarefa.

Mas isso também pode ser uma importante ferramenta lúdica para as crianças entrarem na organização. Você pode ensinar que na hora da organização ela vai colocar a luva e então, estará pronta para essa tarefa.

É praticamente uma fantasia que a criança usa para esse momento.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

5º Dica – Envolva a criança no processo

E para finalizar, uma dica muito importante, sempre envolva a criança em todo o processo de organização.

Mostre os cestos quando comprar, aliás, você também pode usar materiais reciclados como potes de sorvete.

Chame a criança para fazer as etiquetas junto com você e faça a divisão dos brinquedos também com ela. Assim, ela se sente parte desse processo.

E sempre mostre as vantagens da casa organizada, como tudo fica mais bonito, mais agradável, como ela não vai perder os brinquedos. Não adianta querer que a criança participe da organização se você já chega falando que é um processo chato e desagradável.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

Então, gostou das dicas? Bora envolver as crianças na organização da casa também?

Beijos!

Dicas de organização para as crianças
Dicas de organização para as crianças

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA