COMO LAVAR A LOUÇA – PASSO A PASSO

Existem algumas tarefas tão rotineiras que parece que nós já nascemos sabendo fazer, uma delas é lavar a louça. Apesar de fazer parte do nosso dia a dia essa tarefa também pode ficar mais rápida e eficiente com algumas técnicas, então vem aprender hoje a como lavar a louça.

Se existe uma imagem que dá paz no coração, com certeza é uma pia limpa, organizada e principalmente sem louça! E é possível chegar nesse estágio de uma forma mais rápida, quando você segue alguns processos que deixam essa tarefa mais prática.

É sobre eles que vou conversar hoje com você, nesse post em que o tema é: como lavar a louça – o passo a passo mais eficiente.

1º Passo – Escorredor cheio

O primeiro passo para garantir uma lavagem de louças mais prática e rápida é justamente verificar se tem louça limpa e seca no escorredor.

Muitas vezes na ansiedade de deixar a pia vazia, acabamos lavando a louça e nem reparamos que já tem uma leva sequinha, só esperando para ser guardada.

No final o que já estava limpo e seco, acaba ficando molhado novamente. Então, sempre se certifique de guardar a louça que já está limpa e seca no escorredor.

2º Passo – Deixe as assadeiras de molho

Logo em seguida, o ideal é verificar se alguma louça precisa ficar de molho, assim, você ganha tempo!

Então separe das assadeiras e louças engorduradas, adicione água e bicarbonato e deixe a água esquentar nessa mistura.

Enquanto isso acontece, você ganha tempo, já que pode ir adiantando as outras louças que não estão precisando desse tratamento de choque.

❤ Mude sua vida e economize tempo como já fez um monte de gente. Não fique para trás! Saiba mais aqui.

3º Passo – Use luvas

Agora que você já organizou a louça seca e deixou as engorduradas de molho, chegou a hora de colocar a mão na massa pra valer.

Para isso, sempre use luvas! Eu sei que muita gente não gosta, mas é uma importante proteção para nossa pele, contra a ação dos produtos químicos que vamos utilizar na lavagem.

Parece besteira, mas garanto que suas mãos vão agradecer o cuidado.

4º Passo – Não deixe a sujeira grudar

Se por acaso você não conseguir lavar a louça logo em seguida da refeição, não esqueça de colocar água em todos os pratos e copos.

Quando você deixa a louça suja, acaba secando os restos de comida na superfície e eles acabam grudando, no final, você tem ainda mais trabalho para lavar tudo.

Então caso precise deixar a louça para mais tarde, sempre deixe tudo de molho com água.

5º Passo – Comece pelas louças sem gordura

Comece sempre lavando as louças sem gordura, elas não precisam de um tratamento especial e só o detergente já dá conta do recado.

Normalmente essas louças são os copos e xícaras. Mais uma dica é separar uma esponja para lavar apenas as louças sem gordura, assim, você não transfere a sujeira das louças engorduradas para as que estão mais fáceis de lavar.

Sua rotina pode ser diferente, muito mais prática e organizada com o meu Cronograma da Casa. Saiba mais aqui.

6º Passo – Dica de economia

Sempre ensaboe primeiro todas as louças com a torneira fechada. Depois, na hora de ensaboar faça isso de uma vez.

Isso ajuda muito na economia de água, não dá para ensaboar a louça com a torneira aberta e ficar desperdiçando água não é mesmo?

Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

7º Passo – Pratos e talheres

A dica de ouro quando o assunto é como lavar a louça é sempre começar da louça menos engordurada para a mais engordurada.

Seguindo assim, logo em seguida dos copos e xícaras, vamos lavar os pratos e talheres, que tiveram contato com os alimentos e por isso, estão mais sujos que os itens anteriores.

8º Passo – Potencialize o detergente

Para deixar o detergente ainda mais poderoso e desengordurante, pingue algumas gotinhas de limão ou vinagre de álcool Castelo Alimentos.

Assim, a gordura sai ainda mais rápido!

9º Passo – Organização!

Um passo muito importante dentro do processo da lavagem de louças é ser organizada.

Isso quer dizer que o ideal é já ir cozinhando e lavando a louça que você usou, assim, quando tudo terminar só vão sobrar as louças da refeição, as louças do preparo já vão estar limpas no escorredor.

Mais uma dica de organização, sempre tome cuidado para não colocar os itens que não estão tão sujos, em cima de itens mais engordurados.

Como por exemplo, colocar os copos, que normalmente são mais limpos, dentro das travessas cheias de gordura, o que era fácil de lavar, acaba ficando mais sujo sem necessidade.

Quer facilitar a sua vida? Então confira os meus e-books para limpar a casa usando bicarbonato de sódio e vinagre.

10º Passo – Lave as louças engorduradas

E finalmente vamos atacar as louças mais engorduradas que estavam de molho.

Nesse período a água quente e o bicarbonato de sódio já agiram e assim, a lavagem fica mais simples, com toda a gordura saindo facilmente.

Percebe como até as tarefas mais corriqueiras podem ficar mais práticas e rápidas quando você segue algumas técnicas?

Beijos e até a próxima!

Como lavar a louça - passo a passo
Como lavar a louça – passo a passo

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA