[Organizada PRO]

TRANSFORMANDO O “QUARTINHO DA BAGUNÇA” EM UM ESPAÇO FUNCIONAL


Personal Organizer explica como organizar aquele “quartinho de bagunça” em um espaço funcional

Todos nós já ouvimos falar do famoso “Quartinho da Bagunça”. Aquele espaço na casa onde acabamos armazenando coisas que não encontram lugar nos outros cômodos. Ao longo do tempo, a falta de critério e organização faz com que a desordem se instale. Mas será que isso precisa ser uma realidade inevitável? Conversamos com Marina Flores, personal organizer de Florianópolis/SC, que é aluna do curso Organizada Pro, ministrado pela home expert Flávia Ferrari

A especialista em organização nos mostra como transformar esse espaço em um ambiente funcional e organizado que ela chama de “quarto de apoio”.

1. Transformando o “Quartinho da Bagunça” em um “Quarto de Apoio”

Marina acredita que o “Quartinho da Bagunça” merece uma nova identidade. Ela, então, sugere chamá-lo de “quarto de apoio”, que desempenha um papel fundamental na organização da casa. Pode ser uma extensão da lavanderia, da cozinha ou um espaço para armazenar itens de uso geral. O segredo está em equilibrar o que é armazenado em cada local.

❤ Está cansada das tarefas domésticas? Tudo sobra para você? Vem comigo que você precisa conhecer o Cronograma da Casa 2.0! Saiba mais aqui.

2. Organização Personalizada

A profissional enfatiza que não existe uma regra rígida na organização, pois cada casa e cada pessoa são únicas. A organização deve fazer sentido para a realidade do lar e da família. No entanto, a orientação principal é manter a organização de modo que cada item tenha o seu lugar. “Descartar itens que não funcionam mais ou que não têm utilidade é fundamental, pois o acúmulo de objetos não utilizados só causa desordem”, comenta.

3. Aproveitando o Espaço Vertical

Uma das dicas de Marina é aproveitar o espaço vertical. Portanto, estantes com regulagem de altura oferecem flexibilidade e podem acomodar caixas ou cestos etiquetados para identificar a categoria de itens em cada um. Caso as estantes não sejam uma opção, caixas empilháveis podem ser a solução. Isso mantém o chão livre, facilitando a movimentação e utilização das caixas.

4. Manutenção Regular

Não existe um número fixo de vezes que você deve organizar o “quarto de apoio”. A frequência dependerá do uso e da entrada de novos itens. No entanto, a personal organizer sugere uma limpeza a cada 15 dias para manter a ordem, evitar a entrada de bichos e garantir que o espaço seja preservado. Além disso, fazer uma revisão geral a cada seis meses ajuda a identificar itens que precisam de manutenção ou que já não fazem mais parte da vida daquele lar.

❤ Guarda-roupa bagunçado? Quer ter um armário de revista, bonito e organizado? Conheça o meu curso Como Dobrar! Clique aqui e saiba mais.

5. Regras simples para manter a ordem

Marina Flores compartilha quatro regras simples para manter a ordem:

  • Tenha um lugar definido para cada coisa, representado por “casinhas” (caixas/cestos).
  • Etiquete cada “casinha” para categorizar os itens.
  • Mantenha o que você usa com mais frequência ao alcance das mãos.
  • Se tirar algo do lugar, devolva-o rapidamente à sua “casinha”, evitando assim que pequenas bagunças se tornem grandes.

Marina também oferece uma dica extra: criar uma lista de inventário que detalha o conteúdo de cada caixa, facilitando localizar qualquer item e manter um controle eficaz.

Então, com as orientações e dicas da Marina Flores, o temido “Quartinho da Bagunça” pode se transformar em um espaço funcional e organizado, contribuindo para uma casa mais harmoniosa e eficiente. Portanto, não adie mais a organização desse espaço e comece a transformá-lo em um “quarto de apoio” que atenda às necessidades da sua casa e da sua família.

Quer ser uma personal organizer profissional?

Então conheça o curso Organizada Pro, criado pela home expert Flávia Ferrari, autora do livro A Dica do Dia e do canal no YouTube A Dica do Dia, com mais de um milhão de inscritos.

No curso Flávia ensina todas as técnicas e metodologia de organização que foi aprimorando durante os mais de dez anos em que trabalha com conteúdos para o segmento. 

Saiba mais com nossa equipe através do WhatsApp: https://wa.me/5511950078801

Beijos!

a decoração fala por você

óculos de grau e de sol limpinhos | #aDicadoDia

ESPECIAL SOBRE ESMALTES DA FLÁVIA

O QUE LIMPAR EM CASA NO INVERNO

cúpulas para taças – como fazer

COMO LIMPAR CADEIRA DE TECIDO

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa