você já foi à bahia?

nota introdutória: este post baiano é para pagar a promessa que fiz à Margaret, homenageando esta blogueira criativíssima e também Dorival Caymmi.

Bom dia florido! Hoje coloco fotos de uma espécie de orquídea lindíssima, tipicamente nacional, a Cattleya Amethystoglossa.
Até pouco tempo atrás eu não a conhecia mas após a visita ao orquidário – sim aquela fatídica, imaginem o quanto eu não pirei lá… – conheci, encantei-me e cá está a muda no meio da minha sala.
Comprei com os botões fechados, esperando ansiosamente a abertura para poder admirar as flores por mais tempo – ou seja, segue aí uma dica, amiga, podendo compre as flores com os botões para abrir. Com o mínimo de cuidados – regas, ventilação – elas abrem em sua casa e terão uma durabilidade maior, pois quando as flores já estão abertas nunca sabemos se estão “frescas” ou não, não é mesmo?
Voltando à Cattleya Amethystoglossa, uma das características que mais me encantou foi a sua origem, tipicamente nacional. O primeiro exemplar classificado foi coletado pela primeira vez na Bahia em 1856. Ou seja é uma planta que gosta de calor e luminosidade e meses chuvosos de verão. Ou seja, se você não foi à Bahia, nêga, não sabe o que está perdendo…

Você já foi à Bahia?
Dorival Caymmi
(extrato)

Você já foi à Bahia, nêga?
Não? Então vá!
Quem vai ao Bonfim, minha nêga
Nunca mais quer voltar

Muita sorte teve
Muita sorte tem
Muita sorte terá
Você já foi à Bahia, nêga?
Não? Então vá!
(…)

Tudo isso na Bahia

Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito
Que nenhuma terra tem

Para saber mais, consulte:

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • Pela ruaPela rua Confesso que escrever este blog anda me viciando... Por enquanto ainda estou achando um […]
  • suporte para vasossuporte para vasos Nas férias aprontei mil e umas... uma delas foi liberar meu lado "paisagista" e promover […]
  • fim de semana com orquídeasfim de semana com orquídeas Ainda das férias, visita ao orquidário (está virando programa obrigatório).Desta vez […]