quem pergunta quer resposta

Helena escreveu para o DECORACASA após ler esta postagem aqui.
Eu enviei para ela a resposta que você pode ler abaixo.
E você, qual idéia criativa tem para ajudar a Helena?
Beijoca

“Boa noite, Flávia.
Pretendo construir uma casa rústica em fevereido de 2010.Rústica porque gosto muito, e também por causa da grana curta.Gostaria de saber se vc tem alguma foto que possa me mandar ou que esteja no seu blog, de pisos feitos com cimento queimado.O que me indica pra usar no banheiro como piso, sendo que o restante da casa seria de cimento queimado.Estive olhando no seu blog, uma cozinha maravilhosa de tijolos aparentes, e fiquei mega apaixonada.Ficaria mais caro, se eu optasse por uma cozinha assim?Pretendo também, usar forros de madeira no lugar de laje, além de ficar mais barato combinaria mais com o estilo da casa.E gostaria de alguma idéia sua, como eu faria o teto da cozinha se caso eu fizesse de tijolos, deixaria sem forro com as telhas aparentes, ou vc conhece um outro tipo de material que naum seja laje.Se puder me responder, ficaria grata.
Seu blog eh maravilhoso.
Obrigada!
Helena Barreto”
Minha resposta:
“Helena,
obrigada pelo contato e pela delicadeza com o blog e comigo.
Não tenho de bate pronto nenhuma imagem de pisos feitos com cimento queimado, porém o que eu posso te assegurar é que eles estão super na moda (tenho uma amiga que reformou o apartamento com arquitetos de renome e que fizeram tanto o piso da cozinha quanto o da área de serviço com cimento queimado, muito bom gosto e um aspecto super moderno). Eu gosto demais de pisos assim. Se vc quiser dar um toque extra de quando em quando pode colocar pequenas plaquinhas de cerâmica ou ladrilhos hidráulicos.
Para o banheiro: acho que deve ser um piso lavável, porque banheiro não tem jeito: molha! A gente sai molhado do banho e por mais que coloque sempre um tapetinho para enxugar os pés há situações que a água escorre por todos os cômodos…Use uma cerâmica, uma pedra agradável ao toque dos pés. Agora a dica econômica para os banheiros é a de revestir com azulejos somente as paredes “molhadas” (box, em frente à pias). Isto diminui muito o seu gasto e tempo com acabamentos.
Cozinha com tijolos aparentes: custo – depende. Se você optar por usar tijolos de demolição vendidos no mercado vai gastar mais (em geral há uma valorização deste tipo de material). Mas se quiser estes tijolos mesmo assim, vale usar de seu bom senso – e olho vivo – e procurar alguma casa/construção que será demolida em sua vizinhança. Dependendo do caso dá para negociar bem e conseguir estes tijolos por preço de entulho! (porque você vai livrar o proprietário da obra do descarte deste material). Mas há também a possibilidade de fazer esta parede com tijolos novos, sem estresse.O cuidado em ambos os casos é de encontrar um pedreiro caprichoso para assentar as peças, porque não haverá massa cobrindo o serviço, e selar a superfície finalizada com um impermeabilizante.
Teto da cozinha: honestamente eu não deixaria com as telhas aparentes – por melhor que seja a finalização, sempre sobra um espaço e algumas sujeiras acabam caindo. Imagina isto acontecendo na comida que vc acabou de preparar? Mau humor total, não é mesmo? Opte por uma proteção, um forro, mesmo que seja simples.
Espero ter ajudado.
Um beijo,
Flávia”

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • enxergar alémenxergar além No final do ano realizei a troca dos vidros aqui de casa.Saem os vidros craquelados, […]
  • era uma casa na praia…era uma casa na praia… ...que tinha um campo de golfe à sua frente, antes de avistar o mar.Pela janela do […]
  • uma quinta portuguesauma quinta portuguesa onde se produz azeite, lavanda, limão siciliano e tangerinasse vive com cor e […]