Há alguns dias atrás estávamos conversando sobre macarons (uma espécie de suspiros com amêndoas franceses) quando para a nossa surpresa, várias pessoas literalmente suspiraram lembrando-se dos suspiros que as mães, tias e avós faziam quando eram pequenos. Tinham os sequinhos, os “puxa-puxa”, aqueles com raspinhas de limão.
Assim, em homenagem às mães fizemos em casa a nossa receita de suspiro!
Ingredientes:
– 2 claras (de ovos grandes) em temperatura ambiente
– 1 xícara de açúcar refinado
– raspas de limão ou um pouco de baunilha (opcional)
Modo de Fazer:
Bata as claras em velocidade baixa até começarem a aparecer pequenas bolhas. Acrescente um punhado do açúcar e aumente a velocidade até a clara ficar em neve. Adicione então o restante do açúcar e bata muito até que as claras fiquem em picos(veja a foto).
Forre uma forma com papel manteiga e coloque o suspiro. Você pode usar uma colherinha e fazer pequenas porções ou usar um saco plástico firme furado na pontinha e fazer discos de suspiro.
Importantíssimo. O forno precisa estar com temperatura super baixa. Para isso usamos o truque secular: colocar uma colher de pau na porta do forno deixando uma pequena fresta para saída do calor (além de deixar a temperatura do forno no mínimo).
Aí tenha paciência. Deixe de uma a duas horas no forno, dependendo do tamanho do seu suspiro. Quer “puxa-puxa”? Então deixe menos tempo e tire a colher de pau no final.
E boas lembranças!
Renata e Márcia