Amo quindim! Pode ser pequeno ou em formato de pudim, não importa, eu amo quindim. Sua cor amarela brilhante e seu sabor doce mexem comigo. E olha que não ligo para doces, mas isso não vale para os quindins(rs)!
Este doce cor do sol tem a receita mais tradicional, a do Quindim Brasileiro, baseada em uma pequena volta ao mundo. Seu nome tem origem africana, mas quem inventou o doce foram os portugueses que, antigamente utilizavam muito as claras de ovo para engomar os hábitos das freiras e as gemas que sobravam eram motivo de invenções para doces e salgados.
Em Portugal, a receita leva amêndoas, porém quando aterrissou no Brasil, teve este ingrediente alterado para uma fruta mais típica, o coco.
Mas seu preparo não é dos mais simples, tem que separar as gemas cuidadosamente, mexer levemente os ingredientes, enfim, tem que ter muita vontade para dedicar-se tanto assim.
Mas passeando pelo supermercado vi uma caixinha de mistura pronta para quindim. Com um pouco de desconfiança levei para casa. E não é que o negócio funcionou e o quindim ficou uma delícia! E o melhor demorou dois minutos para preparar e mais 40 minutos no forno. Quer mais praticidade que isso?
Ingredientes:
· 1 caixinha de mistura para quindim (utilizei a marca da foto, que recomendo, mas podem testar outras)
· 1 pacotinho de coco ralado (cerca de 100g)
· Manteiga para untar a forma
Modo de Preparo:
Em uma forma de pudim, unte com bastante manteiga o fundo e as laterais. Despeje a mistura pronta de quindim e, em seguida, um pouco do coco ralado (cerca de metade do pacote). Misture levemente. Por fim, coloque o restante do coco ralado por cima e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até ele ficar sequinho.
Abraços e até a semana que vem.
Renato