Nos últimos anos este prato virou moda e restaurantes de todo o mundo começaram a incluir em seus cardápios suas variações para esta combinação refrescante e deliciosa.
Esta febre teve início quando o gastrônomo peruano Gastón Acúrio, hoje muito famoso, começou a expandir suas cevicherias pelo mundo. Com todo o seu talento, ele conseguiu “exportar” um prato típico de seu país para diferentes continentes.
Mas apesar de a fama ter sido alcançada somente nos últimos tempos, o ceviche é um prato com muita história, afinal desde 2.000 A.C. são conhecidos registros de sua preparação.
E no Peru, o prato é tão famoso que tem um dia em homenagem a ele: dia 28 de julho.
Bom, chega de conversa e vamos para a receita. Aliás, a receita que coloquei aqui é a mais tradicional, mas o legal do ceviche é que existem mil maneiras de adaptá-la, então, invente a sua!
Ingredientes:
500 gr de files de peixe branco (escolha o de sua preferência)
Suco de um limão
½ pimentão amarelo pequeno cortado em cubos pequenos
½ pimentão vermelho pequeno cortado em cubos pequenos
½ unidade(s) de cebola roxa picada(s)
½ tomate sem semente picado
2 colher(es) (sopa) de shoyu
Sal
Modo de preparo:
Corte o peixe em pequenos cubos, tempere-o com limão e sal. Deixe marinando no tempero por cerca de duas horas na geladeira.
Misture os dois tipos de pimentões, o tomate e a cebola. Após o passado o tempo do peixe curtido no limão, misture tudo e sirva.
Abraços
Renato