DESCARTE CORRETO

Início de ano e vamos arrumar a casa! Surgem as caixas de doações e muita coisa a descartar.
Aqui em casa reciclamos lixo há muito tempo e as crianças aprendem na escola. Mas há alguns itens que causam dúvida. Será que estamos descartando corretamente?
Por isto que a reportagem da revista “Em Condomínios” (aquela distribuída de forma gratuita na portaria de prédios em São Paulo me interessou). Ela dá dicas para realizarmos alguns descartes especiais de forma correta.
Mas, para mim isto é só o início de uma grande lista que podemos construir juntos.
Se você também tem alguma dica ou contato, no Brasil ou foram coloque nos comentários que vou atualizando a postagem.
Beijo grande
 
Ferramenta para localizar vários locais de descarte correto:

Lixo eletrônico (como pilhas, baterias, celular,…)

Exame de Raio X: os filmes de raio-x contêm várias substâncias, entre elas a prata, que pode ser recuperada para novos usos (leia mais nesta reportagem). A reportagem da “Em Condomínios” indica duas empresas:

  • Reprata Ambiental  www.reprata.com.br
  • Refina Metal Química  www.refina.com.br
  • Em Rio Claro (SP), a Érica Fernandes informa que ” o próprio local onde são feitos os raios-x recolhe as chapas descartadas. Em outras cidades pode ser que tenham o mesmo esquema.”
Óleo de Cozinha: 
Cartucho de Impressora:
 Pneus: 
Baterias de Carros:
estações de descarte de remédios vencidos, pilhas e baterias usadas na Droga Raia
(foto: Érica Fernandes)

 

Remédios Vencidos:
    • A Droga Raia tem uma máquina especial para descarte de medicamentos vencidos. Tem como descartar medicamentos em comprimidos, em líquido etc., cada um num lugar certo. A rede também tem um recolhedor especial para pilhas e baterias. Site:  http://www.drogaraia.com.br/ (dica da Érica Fernandes)
    • Redes de drogarias em geral (dica da Yara Bonafé)
Cata Bagulho:
  • Em São Paulo, a Sam Shiraishi informa que tem operação Cata Bagulho para desfazer-se de móveis antigos e outros materiais. O processo é simples: basta colocá-los na frente das próprias residências até às 12h para que fossem coletados pelas equipes da Subprefeitura. Para saber o calendário das operações Cata Bagulho, acesse o site da Subprefeitura de sua região:


Eco Pontos (Entulho):

  • Mais uma dica da Sam Shiraishi sobre um serviço gratuito oferecido pela prefeitura municipal de São Paulo. Usei muito durante a reforma e sou testemunha que funciona muito bem. Eles coletam entulho de até 1 m3. A relação dos ecopontos está aqui:

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE