esquenta (esfria) para o dia de reis

o dia de reis

Desde que eu me conheço por gente dia 06 de janeiro é dia de comer romã e guardar os bagos na carteira para ter dinheiro durante todo ano.

Apesar de não achar a romã algo excepcional, nunca deixei de comer, nem questionei a tradição (sim, eu quero ter dinheiro o ano todo!) Ontem me deu um siricutico e fui pesquisar – quem disse que blog não é cultura?
E como quem procura, acha…
“É tradição portuguesa comer romã no Dia de Reis. Diz a tradição que, quem o fizer, terá abundância todo o ano.
Há quem diga que a tradição manda, no Dia de Reis, colocar três bagos de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.
A romã foi sempre considerada um símbolo de fertilidade que se devia à grande quantidade de sementes que existem na fruta e à forma harmoniosa como elas se dispõem na polpa do fruto.Mas o fruto ganhou outros significados relacionados com o casamento e o amor. Com o tempo passou também a atribui-se-lhe um sentido de abundância que passou a englobar a prosperidade e a riqueza. O povo, como o seu sentido prático, diz que no «Dia de Reis deitam-se três bagos de romã no lume para o ter aceso, três bagos na caixa do pão e três no bolso do dinheiro para ter dinheiro e pão (Teófilo Braga, em «O povo Português suas crenças e costumes»).
 
o dia de reis
No Gulodice encontrei três diferentes simpatias com a fruta. Mas desde que a Nigella aportou aqui em casa a regra do dia de reis é o sorvete de Romã. Estas fotos foram feitas no ano passado mas esteja certa, minha amiga, que neste ano teremos sorvete novamente (e bagos na carteira com certeza!)
Detalhe importante: o sorvete é delicioso. Super recomendo!

Beijo grande

o dia de reis

Sorvete de Romã sem esforço 
(extraído do livro ‘Nigella Express’, p. 130)


Ingredientes:
– 2 romãs (mais as sementes de uma terceira, para decorar);
– 1 limão;
– 175g de açúcar de confeiteiro (1 1/4 xícara);
– 500ml de creme de leite fresco.


Modo de preparo:
Tire os sucos das romãs e do limão e ponha numa tigela.
Junte o açúcar de confeiteiro e misture para dissolver.
Junte o creme de leite fresco e bata tudo junto, até que formem picos macios no creme cor-de-rosa.
Com uma colher, transfira o creme para um recipiente de fecho hermético e deixe no freezer por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.
Antes de servir, polvilhe o sorvete com sementes de romã.


Rende 8 porções

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • vamos tomar uma xícara de chá?vamos tomar uma xícara de chá? Se alguém que passa por aqui é amigo do meu pai pode avisá-lo que ele corre um sério […]
  • 10.00010.000 Hoje o DECORACASA está recebendo seu visitante número 10.000.Para quem começou um blog […]
  • tudo a vertudo a ver Impressionante como a dupla branco & azul (nas cadeiras e no teto) combinam […]
COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE COMO TIRAR CHEIRO RUIM DE ROUPA DICA DE AROMATERAPIA PARA DORMIR MELHOR COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS COMO CONSERVAR AS BANANAS POR MAIS TEMPO COMO DOBRAR TOALHA DE BANHO EM ROLINHO
COMO DEIXAR A PANELA DE INOX BRILHANDO 2 DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS COMO LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA 5 DICAS RÁPIDAS PARA FAZER EM CASA RECEITA DE SMOOTHIE REFRESCANTE