esquenta (esfria) para o dia de reis

o dia de reis

Desde que eu me conheço por gente dia 06 de janeiro é dia de comer romã e guardar os bagos na carteira para ter dinheiro durante todo ano.

Apesar de não achar a romã algo excepcional, nunca deixei de comer, nem questionei a tradição (sim, eu quero ter dinheiro o ano todo!) Ontem me deu um siricutico e fui pesquisar – quem disse que blog não é cultura?
E como quem procura, acha…
“É tradição portuguesa comer romã no Dia de Reis. Diz a tradição que, quem o fizer, terá abundância todo o ano.
Há quem diga que a tradição manda, no Dia de Reis, colocar três bagos de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.
A romã foi sempre considerada um símbolo de fertilidade que se devia à grande quantidade de sementes que existem na fruta e à forma harmoniosa como elas se dispõem na polpa do fruto.Mas o fruto ganhou outros significados relacionados com o casamento e o amor. Com o tempo passou também a atribui-se-lhe um sentido de abundância que passou a englobar a prosperidade e a riqueza. O povo, como o seu sentido prático, diz que no «Dia de Reis deitam-se três bagos de romã no lume para o ter aceso, três bagos na caixa do pão e três no bolso do dinheiro para ter dinheiro e pão (Teófilo Braga, em «O povo Português suas crenças e costumes»).
 
o dia de reis
No Gulodice encontrei três diferentes simpatias com a fruta. Mas desde que a Nigella aportou aqui em casa a regra do dia de reis é o sorvete de Romã. Estas fotos foram feitas no ano passado mas esteja certa, minha amiga, que neste ano teremos sorvete novamente (e bagos na carteira com certeza!)
Detalhe importante: o sorvete é delicioso. Super recomendo!

Beijo grande

o dia de reis

Sorvete de Romã sem esforço 
(extraído do livro ‘Nigella Express’, p. 130)


Ingredientes:
– 2 romãs (mais as sementes de uma terceira, para decorar);
– 1 limão;
– 175g de açúcar de confeiteiro (1 1/4 xícara);
– 500ml de creme de leite fresco.


Modo de preparo:
Tire os sucos das romãs e do limão e ponha numa tigela.
Junte o açúcar de confeiteiro e misture para dissolver.
Junte o creme de leite fresco e bata tudo junto, até que formem picos macios no creme cor-de-rosa.
Com uma colher, transfira o creme para um recipiente de fecho hermético e deixe no freezer por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.
Antes de servir, polvilhe o sorvete com sementes de romã.


Rende 8 porções

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE