[comidinhas]

batata hasselback (batata laminada)


batata hasselback3

 

Quem gosta de frio para fazer fondue levanta a mão? \o/  eu levanto as DUAS! E gosto de fazer fondue com aqueles molhos que ensinei por aqui acompanhados de batata hasselback – que se é para ingerir calorias, que sejam calorias deliciosas!

Eu não conhecia a batata hasselback até ela aparecer no meu painel de comidinhas do  Pinterest  e cheguei até repostar a foto na fan page do Facebook, gerando um burburinho tremendo.  Mas, aqui para o blog, o que eu coloco mesmo é o que testei e aprovei, para dividir a experiência real – com dificuldades e truques. Então, vamos à ela: receita testada e experimentada de batata hasselback (ou batata laminada)

batata hasselback2

BATATA HASSELBACK

Ingredientes

uma batata inglesa grande

manteiga

salsinha fresca picada

alho picado

queijo parmesão

azeite

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Lave bem a batatas e deixe secar. Depois coloque-a em uma colher de pau e com uma faca sem serra (como a faca do chef) comece cortando pequenas lâminas na batata – a colher de pau, que serve de apoio, tem como função evitar que o corte chegue até o final do tubérculo evitando, assim, que ela se divida em várias partes. Tenha paciência nesta etapa – é ela quem deixa o resultado final lindo.

Feito isto, vamos temperar a manteiga. Eu sempre deixo a manteiga fora da geladeira por uns 10 minutos antes de iniciar o preparo para facilitar a mistura. Coloco a salsinha fresca picada (vale também um pouco de cebolinha) e o alho, misturo bem para tentar formar uma pasta o mais homogênea possível.

Esta manteiga temperada é que irá “rechear”os vãos entre cada lâmina da batata hasselback e deixá-la tenra.

Acomode a batata recheada com a manteiga em uma assadeira, regue com o azeite, tempere com sal e pimenta e finalize com o parmesão. Coloque em forno pré aquecido a 200 C coberta com papel alumínio (lembrando que o lado brilhante do papel alumínio deve ficar para o lado de dentro da assadeira, para potencializar o calor do forno) por cerca de 15 minutos. Garanta que a batata está macia por dentro, espetando com um garfo e só depois disto retire o papel alumínio e deixe gratinar por mais 5 minutos. Sirva a seguir.

Algumas variações (e considerações):

  • Tem gente que tira a casca das batatas antes do cozimento. Eu prefiro mantê-las para deixar uma sensação mais crocante da casca assada;
  • Também há pessoas que cozinham a batata em água quente antes de preparar a batata hasselback. Eu não recomendo este procedimento por dificultar o processo de fatiar em lâminas finas (temos mais firmeza ao cortar a batata em sua consistência natural) além de alterar sensivelmente o sabor final.

Esta é uma receita básica, que aceita muitas variações de recheios e temperos (batata é algo realmente versátil, não é mesmo?) mas como acompanhamento de um fondue de queijo é imbatível!

Um viva à batata hasselback! E um viva à alegria na cozinha. 😉

Beijos,

flavia

sanduíche de dino

mosaico ecológico

7 PRODUTOS DE LIMPEZA DIY | #ADICADODIA

ideias…natal custo zero

COMO DUPLICAR O ESPAÇO COM POTES DE VIDRO

DICAS PARA ECONOMIZAR NO MERCADO | #ADICADODIA

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa