batata hasselback (batata laminada)

batata hasselback3

 

Quem gosta de frio para fazer fondue levanta a mão? \o/  eu levanto as DUAS! E gosto de fazer fondue com aqueles molhos que ensinei por aqui acompanhados de batata hasselback – que se é para ingerir calorias, que sejam calorias deliciosas!

Eu não conhecia a batata hasselback até ela aparecer no meu painel de comidinhas do  Pinterest  e cheguei até repostar a foto na fan page do Facebook, gerando um burburinho tremendo.  Mas, aqui para o blog, o que eu coloco mesmo é o que testei e aprovei, para dividir a experiência real – com dificuldades e truques. Então, vamos à ela: receita testada e experimentada de batata hasselback (ou batata laminada)

batata hasselback2

BATATA HASSELBACK

Ingredientes

uma batata inglesa grande

manteiga

salsinha fresca picada

alho picado

queijo parmesão

azeite

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Lave bem a batatas e deixe secar. Depois coloque-a em uma colher de pau e com uma faca sem serra (como a faca do chef) comece cortando pequenas lâminas na batata – a colher de pau, que serve de apoio, tem como função evitar que o corte chegue até o final do tubérculo evitando, assim, que ela se divida em várias partes. Tenha paciência nesta etapa – é ela quem deixa o resultado final lindo.

Feito isto, vamos temperar a manteiga. Eu sempre deixo a manteiga fora da geladeira por uns 10 minutos antes de iniciar o preparo para facilitar a mistura. Coloco a salsinha fresca picada (vale também um pouco de cebolinha) e o alho, misturo bem para tentar formar uma pasta o mais homogênea possível.

Esta manteiga temperada é que irá “rechear”os vãos entre cada lâmina da batata hasselback e deixá-la tenra.

Acomode a batata recheada com a manteiga em uma assadeira, regue com o azeite, tempere com sal e pimenta e finalize com o parmesão. Coloque em forno pré aquecido a 200 C coberta com papel alumínio (lembrando que o lado brilhante do papel alumínio deve ficar para o lado de dentro da assadeira, para potencializar o calor do forno) por cerca de 15 minutos. Garanta que a batata está macia por dentro, espetando com um garfo e só depois disto retire o papel alumínio e deixe gratinar por mais 5 minutos. Sirva a seguir.

Algumas variações (e considerações):

  • Tem gente que tira a casca das batatas antes do cozimento. Eu prefiro mantê-las para deixar uma sensação mais crocante da casca assada;
  • Também há pessoas que cozinham a batata em água quente antes de preparar a batata hasselback. Eu não recomendo este procedimento por dificultar o processo de fatiar em lâminas finas (temos mais firmeza ao cortar a batata em sua consistência natural) além de alterar sensivelmente o sabor final.

Esta é uma receita básica, que aceita muitas variações de recheios e temperos (batata é algo realmente versátil, não é mesmo?) mas como acompanhamento de um fondue de queijo é imbatível!

Um viva à batata hasselback! E um viva à alegria na cozinha. 😉

Beijos,

flavia

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS DICAS DE COMO LIMPAR LÂMPADAS COMO REGAR AS PLANTAS DURANTE UMA VIAGEM COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO DAS ROUPAS COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA COMO TIRAR CHEIRO DE CHULÉ DOS SAPATOS
COMO REMOVER MANCHA DE MAQUIAGEM DA TOALHA O QUE FAZER PARA ACABAR COM AS FORMIGAS COMO EVITAR BOLINHAS NAS ROUPAS COMO TER ARROZ SEMPRE FRESCO E SOLTINHO PARA O ALMOÇO COMO LIMPAR ESPELHOS