Quem gosta de frio para fazer fondue levanta a mão? \o/ eu levanto as DUAS! E gosto de fazer fondue com aqueles molhos que ensinei por aqui acompanhados de batata hasselback – que se é para ingerir calorias, que sejam calorias deliciosas!
Eu não conhecia a batata hasselback até ela aparecer no meu painel de comidinhas do Pinterest e cheguei até repostar a foto na fan page do Facebook, gerando um burburinho tremendo. Mas, aqui para o blog, o que eu coloco mesmo é o que testei e aprovei, para dividir a experiência real – com dificuldades e truques. Então, vamos à ela: receita testada e experimentada de batata hasselback (ou batata laminada)
Ingredientes
uma batata inglesa grande
manteiga
salsinha fresca picada
alho picado
queijo parmesão
azeite
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Lave bem a batatas e deixe secar. Depois coloque-a em uma colher de pau e com uma faca sem serra (como a faca do chef) comece cortando pequenas lâminas na batata – a colher de pau, que serve de apoio, tem como função evitar que o corte chegue até o final do tubérculo evitando, assim, que ela se divida em várias partes. Tenha paciência nesta etapa – é ela quem deixa o resultado final lindo.
Feito isto, vamos temperar a manteiga. Eu sempre deixo a manteiga fora da geladeira por uns 10 minutos antes de iniciar o preparo para facilitar a mistura. Coloco a salsinha fresca picada (vale também um pouco de cebolinha) e o alho, misturo bem para tentar formar uma pasta o mais homogênea possível.
Esta manteiga temperada é que irá “rechear”os vãos entre cada lâmina da batata hasselback e deixá-la tenra.
Acomode a batata recheada com a manteiga em uma assadeira, regue com o azeite, tempere com sal e pimenta e finalize com o parmesão. Coloque em forno pré aquecido a 200 C coberta com papel alumínio (lembrando que o lado brilhante do papel alumínio deve ficar para o lado de dentro da assadeira, para potencializar o calor do forno) por cerca de 15 minutos. Garanta que a batata está macia por dentro, espetando com um garfo e só depois disto retire o papel alumínio e deixe gratinar por mais 5 minutos. Sirva a seguir.
Algumas variações (e considerações):
Esta é uma receita básica, que aceita muitas variações de recheios e temperos (batata é algo realmente versátil, não é mesmo?) mas como acompanhamento de um fondue de queijo é imbatível!
Um viva à batata hasselback! E um viva à alegria na cozinha. 😉
Beijos,