decoração subindo pelas paredes

ganchos em alumínio

Há algumas semanas eu estava revirando meu arquivo de imagens de referência e me deparei com esta foto que mostra como acomodar “lugares extra” sem entulhar a sala. Na mesma hora tive um “click” para solucionar um problema na minha churrasqueira. Postei a foto no Instagram já antecipando a arte que faria e logo fui atrás de ganchos em alumínio para realizar a façanha. Juro que fiz tudo muito rápido, o que eu demorei, na verdade foi tirar as fotos que julguei mais bonitas para escrever a postagem – afinal, vocês merecem todo capricho do mundo. 🙂

Mas antes de mostrar o resultado,  vamos pensar um pouco a respeito do problema e da solução: uma casa bem planejada, ao meu entender,  é dimensionada para quem vive nela usufruir todo e qualquer pedacinho.  Tenho bastante espaço na minha casa, não posso reclamar disto, mas tinha duas questões claras:

 

  1. De um lado eu precisava de uma mesa e cadeiras para acomodar as pessoas próximas à churrasqueira – ficaria lindo ter uma grande mesa redonda de madeira, com cadeiras confortáveis colocada bem próxima à ela. Porém…
  2. …o espaço coberto disponível é o único que tenho para acomodar também as crianças brincando quando  chove lá fora (e quem é mãe sabe bem do que estou falando!)

Isto posto, não poderia mesmo lançar mão de uma solução “definitiva”, pesada ou difícil de mover.

Quando olhei para a foto de referência, tive o estalo: tanto a mesa, quanto as cadeiras deveriam ser “transitórias” e móveis, para que fossem facilmente montadas e desmontadas quando temos churrasco e gente em volta da churrasqueira.

mesa_dobravel

A mesa foi uma opção simples, muito simples mesmo: uma grande mesa  retangular plástica dobrável. Não é nem um pouco bonita, mas é muito útil. Além disso, quando colocamos uma toalha de mesa caprichada, boa parte da feiúra dela vai para debaixo do tapete 😉 A minha eu comprei no Sam’s Club, mas há muitos outros lugares que vendem. As cadeiras também foram compradas no Sam’s, numa bela promoção (R$ 26,00 cada uma). São cadeiras metálicas, parecidas com aquelas de bar, porém com uma estrutura mais reforçada e mais ampla, que as deixam mais confortáveis. Comprei 8, para não ter problemas de acomodar pessoas mesmo. E com o conceito dos ganchos de alumínio, a solução ficou muito boa.

gancho5

Pendurei as cadeiras nas paredes da churrasqueiras com os tais ganchos em alumínio, utilizando cantinhos perdidos, como este entre  duas portas. Não ficou estiloso e moderno como o da foto inspiração (principalmente pela cor “sem graça” das cadeiras de ferro), mas ficou muito funcional. Tanto as crianças quanto os adultos conseguem acessar as cadeiras com facilidade, o que tranforma em minutos o espaço vazio em um espaço de convívio.

gancho3

Na foto modelo, os ganchos utilizados estavam presos em uma tábua de madeira (também charmosinha e que evitava arranhões à parede). Minha opção, como disse, foi por ganchos em alumínio no formato de “L”  que acomodaram duas cadeiras em cada (ou seja, mais uma economia de espaço). Esta boa ideia veio do meu pai, o Professor Pardal, que sempre me ajuda nestas artes (tinha comprado 8 ganchos, tá? Agora aceito ideias para utilizar os 4 remanescentes 😉 )

gancho2

Próximos passos?

Talvez tomar coragem e pintar as cadeiras com uma cor bacana para tirar esta “cisma” que peguei com a cor de burro quando foge delas (combinam com a parede, aliás ficam quase camufladas mas não sei se eu gosto). E, independente disto, usar muito o novo espaço, montando e desmontando para receber amigos queridos – porque usar soluções temporárias ou decorações que sobem pelas paredes não tem nada de errado. 😉

Um beijo,

flavia

gancho em aluminio1

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE