[CRAFT]

uma porcelana para chamar de sua (mesmo)


pintar porcelana 1

Falar que o ano passou voando é o maior chavão. Julho chegou, a Copa está a todo vapor e eu transferi meu escritório para o interior – como mostrei no Facebook – e estou a todo vapor (graças a Deus!)  tocando alguns projetos bacanas que em breve darão as caras. Enquanto isto, o expediente de mãe não para nunca, não é mesmo? Independente da nossa demanda, a demanda dos filhos é constante. Então, ontem inauguramos a sessão de férias das crianças com a mesma alegria que inaugurei meu escritório interiorano. Qual era o programa? Pintar porcelana com total autonomia.

Enquanto arrumava as coisas para vir para o interior, trombei com as canetas de pintura de porcelana em forno caseiro que eu já havia comprado há um bom tempo e as coloquei na mala.  Na casa do interior eu tinha um jogo de pratos brancos que eram meio curingas em minhas preparações. Porém mais do que isso, ao final do semestre eu recebi a pasta de desenhos da criançada. E foi isto que me motivou.

Meus dois filhos gostam de desenhar, cada um  com seu estilo próprio. Eu vivo cheia de papéis com desenhos, historinhas, coisas bacanas – tantos, que até não sei onde guardar. Já recebi uma dica – que pratico –  da Milena, querida demais, de colocar estes desenhos no meio de livros – quando forem folheados novamente aparecer “surpresa” de encontrar estas pequenas obras de arte.  Mas queria mais, queria perpetuar estes desenhos de alguma forma. E lá foram eles para pratos & xícaras.

10475339_780210168667408_2731137022622691647_n

O processo é muito simples (e nem poderia deixar ser, pois foi gerenciado por duas crianças: uma de 8, a outra de 6 anos): marcadores de porcelana em punhos, desenhos livres, imaginação à solta. Depois, é esperar secar – super rápido – e fazer a queima em forno convencional, de acordo com as instruções do produto. (No meu caso, era 90 minutos em um forno a 160C). Nem preciso dizer que a parte da queima deve ser feita por um adulto responsável e que segure a onda da galera assim que ficarem prontos: as peças estarão quentes e podem causar queimaduras.

O resultado do pintar porcelana de férias foi divertido e diverso: o filho (que tem vários talentos), não estava muito a fim e fez só três pratos – mas deixou neles bem claro seus traços. Em um deles registrou um “bem vindo” em letra cursiva (seu novo desafio). Por outro lado, a pequena se esbaldou. Fez dois pratos com adornados com a flor característica dela, desenhou animais e, por fim, resolveu fazer um composê de estampas – que me surpreendeu!

pintar porcelana em casa

Pintar porcelana em casa, desta forma, é realmente muito simples e o resultado é duradouro como posso comprovar por algumas peças que fiz bem há uns três anos e continuam bonitas, mesmo com todo este tempo de uso, com direito a lavagem em lava louças.  Além disso, usar as próprias louças para se alimentar é um estímulo a mais para os pequenos comerem.

pintar porcelana 4

pintar porcelana 2

(A minha dúvida agora é se não vale a pena fazer uma parede toda enfeitada com estas louças – e mais importante – com estas lembranças!)

Dúvidas a parte, o que vale é fazer estes dias de férias dias de boas lembranças – e de artes memoráveis.

Um beijo,

flaviapintar porcelana 3

como acabar com as traças | #aDicadoDia

Como desentupir o chuveiro com vinagre

COMO DESENTUPIR O CHUVEIRO COM VINAGRE

simples, barato e de efeito

as 10 melhores dicas para lavar roupas

7 PLANTAS TÓXICAS PARA CÃES E GATOS | #ADICADODIA

flash da obra

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa