bolo integral com frutas

Na semana passada fez muito calor e as bananas ficaram muito maduras rapidamente. Como a escola da minha filha só permite lanches integrais, aproveitei as bananas para criar um bolo usando farinha 100% integral e açúcar mascavo. Ficou muito gostoso. Você pode variar a fruta, colocando, por exemplo, maçãs ou ameixas. Tomara que a Flávia possa comer*!!! 
Ingredientes: 
– 4 ovos em temperatura ambiente 
– 1 ¼ xícaras de farinha integral (fina e peneirada) 
– 5 bananas 
– ¾ xícara de açúcar mascavo peneirado + ½ xícara para polvilhar 
– 1 colher de chá de fermento químico 
– ½ colher de chá de bicarbonato de sódio 
– 1 colher de sopa de manteiga derretida 
Modo de Fazer: 
Unte com manteiga e farinha uma assadeira de 25cm de diâmetro. Polvilhe um pouco de açúcar mascavo no fundo da assadeira. Corte as bananas em rodelas e coloque em cima do açúcar, polvilhando novamente com o restante do açúcar mascavo. Reserve. 
Bata em uma batedeira os ovos com o açúcar mascavo até quadriplicar de volume. Com uma espátula, misture delicadamente o fermento, o bicarbonato e a farinha. Por último acrescente a manteiga derretida e coloque por cima das bananas. Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos (verifique se está pronto com um palito). Retire do forno, deixe amornar e desenforme. 
Boa semana a todos! 
Márcia e Renata 
* Nota da Flávia: para quem acompanhou, há 15 dias eu tomei vergonha na cara e fui a uma nutricionista super bacana. Estou em uma dieta de desintoxicação alimentar para, principalmente, me reequilibrar. Por isto a brincadeira do bolo (que amei!)

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • cuca de bananacuca de banana Cuca é uma sobremesa típica alemã. Um amigo vinha me pedindo há tempos que fizesse essa […]
  • lembranças do rocambolelembranças do rocambole Quem comeu rocambole na infância? Na casa das minhas avós todas as vezes que alguém […]
  • bolinhos de cocobolinhos de coco Esses bolinhos de coco são saborosos, bem molhadinhos e podem ser consumidos quentes com […]