Como combinar uma saia estampada

Logo que conheci o armário da Flávia, ela me mostrou uma das suas peças mais queridas: uma saia listrada, toda colorida. Linda!

Essa é a típica peça que a maioria das mulheres compra e mistura com uma blusa preta ou branca e ignora todas as outras possibilidades que poderiam ser muito mais incríveis.

Durante a consultoria de estilo, aliás, a gente identificou que uma das estratégias de estilos principais para o caso da Flávia seria trazer mais atenção para o rosto – o oposto do que a saia fazia. Mas nem por isso a saia se transformou em um problema!

A tal da saia listrada é tão versátil que além de render muitos looks incríveis, vai servir como exemplo para várias dicas que você pode usar para se inspirar!

A primeira delas é aproveitar as possibilidades de combinações que uma saia tão colorida oferece. As listras roxas e verdes foram ótimas pra trazer esse tricô e esse sapato. Dessa forma, a gente distribuiu a informação pelo corpo da Flávia, sem que a saia aparecesse sozinha, quase que “flutuando” no look.

É legal notar como o roxo dessa primeira blusa não era exatamente o da listra da saia, mas uma versão um pouco mais clara dele.

Mas a saia também funcionou muito bem com uma blusa que era exatamente do mesmo tom.

Uma opção um pouco mais “certinha” por causa da modelagem da camisa e também por ser de uma cor que já aparece muito na saia foi a blusa rosa. Nesse look, o resultado fica bem feminino, por causa do tanto de rosa.

Aqui, o colar foi importante para contrapor a atenção da saia.

A segunda dica é combinar com neutros menos óbvios. Esse tricô dourado é perfeito para a saia porque é uma peça simples, mas que ainda tem algum detalhe que distribua a atenção. Como dourado não é a cor mais interessante para a Flávia, a gente combinou com brincos prateados, que iluminassem o rosto e compensassem o efeito da cor da blusa no rosto dela, como eu expliquei no post sobre as cores.

Os brincos prateados iluminam o rosto e compensam o efeito do dourado na pele dela.

A terceira coisa que você pode fazer para aproveitar mais a sua saia estampada é explorar as possibilidades de misturar estampas. Essa peça poderia deixar qualquer uma intimidada, mas se você tem uma personalidade mais criativa, pensa com carinho!

Nesse primeiro look, a gente fez uma brincadeira com as listras (aparecendo em um sentido e espessura diferente) e com as cores em comum. É o tipo de coordenação que revela o lado mais ousado da Flávia.

Esse tipo de coordenação revela o lado mais ousado e divertido da Flávia.

Se você é mais tímida, pode tentar misturar estampas de um jeito mais sutil, como nesse outro look. Aqui, a gente optou por uma blusa lisa com um detalhe interessante e trouxe essa bolsa incrível, com uma estampa de cores em comum com as listras da saia, pra juntar as peças e trazer só um toquinho de alegria.

A mistura de estampas agora fica na bolsa, só aparece no look quando ela quiser

Se você ainda não está pronta para explorar combinações tão diferentes, pode procurar por variações dentro do básico! Nesse look, por exemplo, a gente trouxe uma blusa branca para a brincadeira, mas com um detalhe que a deixou longe do lugar-comum.

O detalhe da blusa tira a combinação de branco com estampado do lugar-comum.

Quando a gente se permite aproveitar tudo o que cada peça oferece para o nosso armário, fica muito mais fácil de ter poucas coisas e muitas opções para usar!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Érica Minchin

CONSULTORA DE IMAGEM E VISAGISTA Érica Minchin é consultora de imagem e visagista, graduada em moda e pós-graduada em Sociopsicologia. Com sua metodologia ajuda mulheres a se libertarem, desbloqueando crenças que limitam o autoconhecimento e a expressão do próprio estilo.
Érica Minchin

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE