Não tem jeito: construção é como a vida da gente; tem que ter planejamento.
Muitas vezes, coisas muitos simples, que damos como certa são feitas da forma que esperávamos (ou que imaginávamos que aconteceriam “naturalmente”).
Um exemplo claro é o do ponto de água para filtro. Quando planejamos uma cozinha é sempre válido deixar um ponto de água, próximo à pia ou atrás da geladeira (para modelos que oferecem sistema de água na porta). É uma operação simples que acarreta em custos marginais se comparados aos benefícios futuros.
Na casa da minha sogra, por exemplo, o ponto de água foi esquecido. E este “esquecimento” virou um verdadeiro transtorno para ela, pois toda semana ela tinha que comprar – sozinha – garrafões de água mineral para abastecer a casa. Agora a solução foi contratar um serviço de entrega de água e comprar um daqueles filtros de garrafão. Mais custos, mais deslocamentos.
Na casa de campo, o construtor responsável lembrou-se deste detalhe super importante e deixou um ponto de água atrás da geladeira, para que fosse possível colocar um modelo que oferecesse água na porta. Agora a questão é apenas seguir a manutenção e troca constante do filtro 🙂
Para quem não tem um ponto de água para filtro disponível é possível fazê-lo de modo externo, ocultando o encanamento aparente com armários ou partir para o quebra quebra, abrindo peças de azulejo e cortando as paredes.
Nestas eu sempre lembro do ditado popular: “Quando a cabeça não pensa, o corpo padece”.
Planejamento sempre!
Beijo grande