o pão integral

pintegral1

O maior aprendizado que tirei destes meses de dieta foi prestar atenção no que eu comia. Sem falsa modéstia, sem discurso pré-pronto, sem a menor vergonha, confesso:  eu, com meus quase quarenta anos, nunca tinha me atentado à totalidade aos ingredientes que ingerimos em um produto, e até um certo ponto, nas receitas que preparava. Achava tudo muito “natural” e  “obrigatório” para dar ponto, leveza, liga, fosse lá o que eu pensasse.

Depois de aprender a ler com cuidado e atenção os rótulos e verificar se todos os ingredientes eram “permitidos”, descobri que a maioria dos pães integrais que se encontram à disposição no mercado não são feitos 100% de farinha de trigo integral. Eles tem, em geral, uma mistura de farinha de trigo integral e convencional em diferentes proporções. Não posso explicar de forma técnica por que isto acontece, mas se  você por acaso for checar o rótulo do pão que encontra-se na sua cozinha muito provavelmente verá esta mistura.

Como na fase de consolidação do peso da dieta, liberam-se duas fatias de pão integral, lá fui eu ler os rótulos de todas as marcas no supermercado. Descobri apenas uma marca, com duas opções de produtos  feitos em sua totalidade com farinha integral. E fui atrás de uma receita caseira para um pão utilizando o máximo possível de farinha integral.

O que eu fiz, e divido aqui, é uma receita adaptada do livrinho de receitas da minha panificadora doméstica. Ficou muito bom e ele já virou o pão oficial da casa 😉

Pão de Trigo Integral

300 ml de água

1 colher de sopa de manteiga/margarina

1 1/2 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

620 ml de farinha de trigo integral (equivalente a três copos medidores da máquina de pão)

2 colheres de sopa de farinha de aveia

2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

Como eu fiz o pão na panificadora, coloquei os ingredientes seguindo a ordem da receita e escolhi o ciclo “Pão Integral”, mas também é possível realizar esta receita sovando todos os ingredientes à mão (lembrando-se de colocar o fermento por último e deixando a massa descansar por um tempo para crescer) e assar em forno convencional ou elétrico. Fica uma delícia!

Beijo grande

pintegral2

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA COMO LIMPAR MOCHILA: PASSO A PASSO COMO TIRAR PELO DE CACHORRO DO SOFÁ COMO DESEMPERRAR GAVETA E ZÍPER 7 MENTIRAS SOBRE O VINAGRE (E 1 VERDADE) COMO TIRAR CHEIRO DE MALA
LIMPADOR DE ÓCULOS DE SOL E GRAU MISTURINHA PARA DESAMASSAR ROUPAS COMO DESENROLAR FILME PLÁSTICO FÁCIL COMO HIGIENIZAR COLHER DE PAU COMO LAVAR TRAVESSEIROS EM CASA