organizando suas coisas com prateleiras (sem esvaziar seus bolsos)

prateleiras

Tem gente que sofre demais com a pressão do “ter que fazer” armários embutidos/planejados assim que compra uma nova casa ou apartamento. Longe de mim ter algo contra os planejados – acho ótimos e, quando bem pensados e projetados, são uma mão na roda multiplicando (e muito) o espaço disponível em uma residência.  Só não acho justo a pessoa “ter que fazer” algo quando já raspou o cofre para realizar o sonho da casa própria. Aí vem um financiamento, a entrada em dívidas que por vezes são um passo maior do que a perna e outras tantas coisas. Alías, para ser muito sincera, ninguém “tem que fazer” nada nesta vida, minha gente. Fazemos o que queremos, não o que somos obrigados.

Mas… voltando ao assunto decorativo : qual é a solução? Largar suas coisas pelo chão? Ou deixar tudo abarrotado em caixas ou malas?

Particularmente, eu acho que o caminho está no meio termo. Encontrar uma alternativa bonita, mesmo que provisória, pode ajudar a pessoa que acabou de mudar-se ganhar um fôlego financeiro e, acima de tudo, entender quais são suas reais necessidades para elaborar bem um projeto de marcenaria planejada.

prateleiras

Todo este pensamento veio à tona ao rever estas fotos do lindo Madame Aubergine onde a boa solução foi optar por prateleiras para exibir – e guardar – os mais variados utensílios do local. A escolha delas recaiu para algo clássico e atemporal: prateleiras em madeiras de cor natural apoiadas em charmosas mãos francesas de ferro que garantiram uma unidade visual e elegância para a sala.

O que esta solução exige? Organização mínima para que os objetos fiquem dispostos de uma forma harmônica e funcional nas tais prateleiras. Trocando em miúdos: uma boa e minuciosa avaliação de tudo o que você tem. Coloque à mão as peças de maior uso/ afeto e pense a respeito das demais.

Problemas com poeira? Como eu sempre digo, peças expostas em prateleiras mas que são sempre utilizadas não empoeiram. 😉

Falo sobre este assunto com conhecimento de causa, porque logo que comprei a casa de campo há quase dois anos fiz os projetos de todos os armários. Ainda não executei nenhum deles, mas eu mesma vi que muitas das necessidades que projetei não se confirmaram na utilização do dia a dia. Ou seja, quando for fazer, refarei TODOS os projetos.

E para quem me pergunta se a solução é válida para todos os lugares, digo com convicção: sim! Banheiros, quartos e cozinhas abrigam bem as prateleiras.

Então vamos combinar? Nada de ficar apertado para realizar seu sonhos. Tenha foco e paciência, e quando for fazer, faça do bom e do melhor para você.

Beijo grande

prateleiras

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  1. Rosemeire Lino disse:

    Olá Flávia, gostei muito das suas dicas, faz 1 ano que me mudei, sai de um apartamento cheio de armários e fui para uma casa (detalhe… com apenas um guarda-roupas),estamos aos poucos colocando tudo no lugar e do nosso jeitinho. Nossa como é prático usar prateleiras, ter as coisas sempre a mão, agilizando nosso dia-a-dia, até as pequenas (Bia 8 anos e Luiza 1 ano)também usam no quarto, elas adoram! Um beijo .