salada de soja – para uma semana leve

salada de soja2

Quando se fala em soja, muita gente torce o nariz. Então eu posso imaginar quantos narizes foram torcidos ao ler estas duas palavras juntas: “salada de soja”!

De verdade? Eu nunca fui a maior entusiasta do consumo de comidas “naturebas” deste mundo. Na faculdade, havia até uma lanchonete vegetariana próxima ao instituto de artes onde tentei almoçar por uma ou duas vezes com o maior bico. Por outro lado, nesta mesma época da vida, ia a um restaurante por quilo almoçar nos finais de semana com meus pais. Nele, na área das saladas sempre havia este tabule que não era tabule, com tomate e pepino que eu AMAVA!  Sempre pegava mais e me deliciava, sem tem a menor ideia de que eu estava comendo… SOJA!

Mesmo depois de descobrir o ingrediente principal do prato, não o abandonei. Fiz mais é questão de incorporá-lo ao meu cardápio e hoje, muitos anos passados, a salada de proteína de soja texturizada é servida ao menos uma vez por semana em minha casa. E, detalhe: meu filho ADORA! É uma alternativa super fácil e leve para ser servida nestes dias quentes. Vamos à receita?

salada de soja3

salada de soja

Ingredientes

  • Proteína de soja texturizada (eu uso, em geral, a clara e miúda)
  • Caldo de legumes
  • 1 Tomate
  • 1 Pepino
  • Limão
  • Sal

Modo de fazer

  1. Coloque a proteína de soja para hidratar no caldo de legumes fervente por cerca de 20 minutos. O segredo é deixá-la quietinha em um recipiente tampado ou com plástico filme.
  2. Enquanto a proteína hidrata, corte o tomate e o pepino em quadradinhos.
  3. Assim que a proteína estiver hidratada, escorra bem a água e adicione os vegetais.
  4. Tempere tudo com limão e sal  e leve à geladeira até o momento de servir.

Bom apetite!!!!

Beijo grande

salada de soja1

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE

  • a salada de abacatea salada de abacate Confesso que fui pega desprevenida para escrever este post. Ontem, enquanto almoçava, […]
  • molho curingamolho curinga Já fazia um bom tempo que eu devia a publicação deste molho, depois de ter mostrado […]
  • insalatainsalata Não dá para viver todos os dias comendo altas doses de caloria, mas também não dá para […]