lasanha de funghi e brie

lasanha1

 

Neste final de semana de feriadão prolongado tudo o que eu mais queria era colo – a vida não anda nada fácil. Algumas complicações inesperadas e outras até esperadas andam remexendo com meus sentimentos. Nesta situação, uma das melhores saídas para mim é comfort food para acalmar a alma e o coração. A escolha? Lasanha, um prato típico de casa de mãe, né?

Mas esta receita de lasanha é uma revisita especial da receita “tradicional”que leva presunto, queijo e uma mistura de molhos branco e de tomate. É uma receita de lasanha de funghi e brie desenvolvida pela minha amiga Juliana Bastos Delgado, da Quitanda Gourmet, que já me deixava com água na boca há um bom tempo. E como não? A combinação do brie  – o queijo que eu mais gosto – ao shitake e ao cogumelo paris  era, para mim, matadora. E para você? Ficou com água na boca? Vamos, então à receita desta lasanha deliciosa!

lasanha 2

LASANHA DE FUNGHI COM BRIE

Receita da Juliana Delgado, da Quitanda Gourmet

Rende 1 lasanha de aproximadamente 1,2 Kg

Ingredientes

Molho Bechamél
1 litro leite
1 cebola cortada em 8 pétalas
3 dentes de alho cortados as meio
folhas de louro (2)
2 colheres de sopa manteiga
2 colhs. sopa rasas de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto
noz moscada ralada a gosto

Funghi
400 g cogumelo shitake picados em tiras
200 g cogumelo paris picados em tiras
2 dentes de alho amassadinhos
salsinha picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de azeite
massa de lasanha pronta (pré-cozida), gosto da Barilla ou da Renata
150 g queijo brie
queijo parmesão para salpicar

lasanha 3

Modo de Fazer

1. Em uma panela, coloque o leite, cebola, 3 dentes de alho cortados ao meio, follhas de louro e aqueça por mais ou menos meia hora em fogo brando. Cuidado para não ferver.
2. Em outra panela, derreta a manteiga e aos poucos vá adicionando a farinha, mexendo com um batedor de ovos. Essa mistura vira um creme e está pronta quando forma uma espuminha.
3. Bem devagar, adicione o leite coado no creme de farinha, sempre mexendo com o batedor, para não formar grumos. Até que todo o leite seja adicionado. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Está pronto o bechamél! Reserve. Se achar que está grosso, adicione um pouco mais de leite frio, deve ter a textura de um creme ralo.
4. Em uma frigideira, coloque o azeite, adicione o alho e, em seguida os cogumelos. No início parece que a panela vai ficar seca, mas assim que o cogumelo cozinhar, devolve toda a umidade para a panela. Desligue o fogo, adicione a salsinha picada e tempere com sal e pimenta. Reserve.
5. Em uma vasilha refratária monte a lasanha: 1 camada de molho, uma de macarrão, uma de cogumelo e uma de brie picado. Eu gosto de fazer 3 a 4 camadas. Por último, coloque molho e um pouco de parmesão.
6. Leve ao forno para gratinar na hora de servir (200 a 220 oC) por mais ou menos ½ hora.

Algumas dicas de ouro da Juliana:
1) Fica boa com qualquer tipo de cogumelo, se não achar shitake ou paris pode adicionar: portobelo, shimeji, salmão, etc.
2) O brie pode ser substituído por outros queijos: pecorino, camembert, etc.
3) O molho bechamel pode apresentar uma textura bem variável, de acordo com a quantidade de leite que evapora durante a infusão, se achar muito ralo, deixe cozinhar mais um pouco, se estiver muito grosso, adicione leite frio.

Super recomendo tanto este prato, como todos os outros que a Juliana apresenta no site dela: http://www.quitandagourmet.com.br. E se quiserem, podem receber as delícias que ela prepara diretamente em casa – vale entrar em contato com ela.

Beijos e bom apetite,

flavia PS: A lasanha estava tão boa que tive que usar a foto do prato pronto direto da Ju – comemos tudo antes de fotografar 🙁

lasanha

foto: Quitanda Gourmet

Flávia Ferrari

Engenheira E “dona de casa profissional” Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE