organize sua casa para ganhar tempo e fazer a energia fluir
o feng shui na organização da casa
o feng shui na organização da casa
O Feng Shui recomenda a organização que é muito importante para que a energia flua positivamente em nossas casas. Organizar a casa é organizar a vida e otimizar o tempo que parece cada vez mais escasso por conta dos afazeres pessoais e profissionais. E precisamos de momentos para as atividades prazerosas. Quando se diz que tempo é dinheiro, há uma certa verdade. Reserve alguns minutos para refletir sobre o tempo perdido quando você não encontra as chaves do carro ou de casa, quando esquece de pagar a conta por não saber onde ela estava, quando não sabe onde está o livro preferido escondido entre outros, quando não achou o acessório adequado para a roupa, como o brinco ou a gravata da sorte – e olhando para isso tudo a sensação de que tudo está fora do lugar em casa e na vida trazendo o sentimento e a culpa da perda de tempo. E mais: se você perceber quanto tempo gasta procurando coisas e o tempo gasto a mais no trânsito por ter saído de casa atrasado e calcular o valor desse tempo em relação ao seu salário, então realmente comprovará que tempo é dinheiro.
Para ajudar você a ganhar mais tempo, dedique parte dele para organizar os itens da sua casa e facilitar o seu dia a dia e ganhar mais energia positiva no seu lar. Confira essas dicas:
JOGAR FORA OU GUARDAR?
O primeiro passo é abrir espaço para que os itens da casa possam ser organizados, ou seja, decidir o que fica e o que vai embora. O aprendizado é o desapego, a flexibilidade e o poder de abrir mão das coisas. A dica é fazer de conta que está de mudança. Para cada objeto, pergunte:
Se você tiver pelo menos um “não” como resposta, livre-se desse objeto ou papel. Faça isso em cada um dos cômodos da casa, observando a decoração e o que está em armários, prateleiras, estantes, gavetas – de utensílios de cozinha a roupas e acessórios. Separe o que será descartado em sacolas ou caixas para doar, reciclar, jogar fora, consertar e/ou vender.
O QUE FAZER COM O QUE FICOU?
Agora sim é a hora da organização na prática. Ao comtemplar o espaço criado, a sensação é de vitória contra o desapego. Mas, concentre-se em colocar cada item em seu lugar – de acordo com sua utilidade e função – e que o objeto seja encontrado com facilidade.
MANTENHA A ORGANIZAÇÃO
Um dos principais desafios é manter tudo no lugar certo. A disciplina, a persistência e a disposição serão aliadas na continuidade do processo de organização. Dispensar os excessos é um exercício diário e constante, assim como recolher o que foi usado ou espalhado pelos cômodos da casa.