10 ITENS PARA LIMPAR NA PRIMAVERA | #ADICADODIA

A estação das flores chegou!

Pode parecer brincadeira, mas 2018 passou praticamente voando e já estamos no mês de setembro! Pois é! Com isso, deixamos para trás a temporada de outono-inverno e, em alguns dias, abriremos as portas para a estação mais colorida e aromática do ano começar.

E com o início da primavera, também é importante pensar no que devemos mudar, organizar ou limpar dentro de nossas casas. Afinal, alguns costumes e atividades mudam completamente com a mudança brusca de temperaturas.

Uma vez que os termômetros sobem, o número de banhos por dia aumenta, usamos roupas mais leves, guardamos cobertores e tapetes mais pesados, e por aí vai… Mas, afinal, quais são as principais tarefas que precisamos deixar em dia?

Em seu novo vídeo, a Flávia comentou os 10 principais itens para limpar, preferencialmente antes do dia 22 de setembro, data que a primavera oficialmente começa o Brasil. Você confere todas as dicas abaixo, no vídeo que está no topo deste post ou no canal A Dica do Dia, no YouTube: https://goo.gl/Lnftqb.

itens para limpar na primaver

1: limpar os tetos e paredes

Chegou a hora de tirar tudo o que ficou incrustado nas paredes e no teto durante as estações mais frias. Lembre-se de que os próximos meses serão mais quentes e úmidos. Então, capriche na limpeza para eliminar focos de poeira ou teias de aranha, por exemplo. Nesse post, você confere tudo o que precisa saber sobre faxina nas paredes. Acesse!

2: verificar todos os rejuntes

Assim como a Flávia explica no vídeo, o calor nos faz usar muito mais as áreas molhadas da casa, ou seja, a quantidade de banhos aumenta, o número de vezes que o banheiro é lavado, consequentemente, também pode aumentar… E se os rejuntes não estiverem bons, problemas de infiltração podem surgir. Então, faça a verificação! Se houver qualquer buraco ou falha entre os pisos ou azulejos, haverá tempo de solucioná-lo antes de qualquer problema maior!

3: lave os tapetes

Um agradecimento especial aos tapetes, que tornaram nossa vida uito mais quentinha e aconchegante durante o inverno. Mas, agora, chegou a hora de passarem por uma revisão! Verifique possíveis manchas e lave-os atentamente. Você pode clicar aqui para conferir algumas formas de fazer isso.

4: limpe os livros

Se você tem livros em casa, chegou a hora de limpá-los, inclusive as prateleiras que eles ficam. Para isso, não há segredos: retire todos os exemplares do lugar e tire o pó das prateleiras ou armário. Depois, passe um pano seco em cada uma das obras de leitura e recoloque-as na posição original. Pronto!

5: limpe os estofados

Como é bom ficar no sofá! Tão bom que merece uma limpeza mais criteriosa de vez em quando, não acha?! Aproveite esse momento para usar a solução de limpeza para os estofados que a Flávia já ensinou e faça isso sem precisar sair de casa.

6: trocar a capa dos estofados

E se você, assim como a Flávia, utiliza capas nos estofados, limpe-as agora! Essa dica também vale para capas de colchões, capas de travesseiros e qualquer outra que tenha o costume de utilizar em sua casa.

7: encerar os móveis

Tem móveis de madeira? Chegou a hora de colocar a cera para jogo. Antes, aproveite para ver se não há alguma mancha, porque é preciso tratar e eliminar a mancha antes de encerar o móvel. E se o seu piso for de algum material que também exija esse processo, esse é o momento.

Há quem não gosta de encerar. E, realmente, quando o produto é usado em excesso pode realmente ter o efeito contrário. Mas, basta saber a quantidade correta de cera para manter seus móveis e piso hidratados na medida certa!

8: faça a limpeza pesada na cozinha

Todos os armários da cozinha devem ser bem limpos. Para isso, tire todos os utensílios e alimentos do lugar. Limpe armários, prateleiras e a dispensa com a solução de partes iguais de água e vinagre. Ótima oportunidade para verificar a validade dos alimentos. Capriche!

9: verifique o filtro do ar condicionado

Como a chegada dos dias mais quentes, o ar condicionado terá o seu pico de uso anual. Por isso, é preciso verificar seu filtro para que o uso seja satisfatório. Isso também inclui limpar as hélices do ventilador, seja ele de chão ou de teto!

10: organize os armários

Aproveitando que as temperaturas mais baixas vão voltar apenas em meados de 2019, coloque todas as roupas mais pesadas, como casacos, peças de lã e blusões, por exemplo, em maleiros. Deixe as peças mais leves e frescas na frente. Afinal, serão essas as mais utilizadas no próximo período.

limpeza de primavera

Por fim, a dica extra é: organize-se! Você não vai conseguir fazer tudo isso em um único dia. Então, aproveite que a primavera começa oficialmente apenas no final de setembro e crie seu cronograma de faxina primaveril para dar conta de todas as tarefas até lá. Assim, você poderá aproveitar a estação das flores sem dor de cabeça!

Até a próxima,

Equipe Flávia Ferrari

Equipe Flávia Ferrari

Engenheira por formação, Flávia Ferrari tornou-se “dona de casa profissional” por opção. Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
Equipe Flávia Ferrari

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE