[A Dica do Dia]

COMO FAZER FAXINA NA PAREDE | #ADICADODIA


Dicas práticas para ter paredes sempre limpas

A limpeza completa das paredes poderia estar, também, naquele post a respeito dos itens que nos esquecemos de limpar. Afinal, não é todo mundo que coloca no cronograma de faxinas a limpeza das paredes de casa, não é?

De fato, não é uma tarefa tão comum quanto lavar a louça, mas é tão importante quanto! Principalmente quando percebemos que a limpeza da parede influencia diretamente no aspecto geral de um ambiente – que pode estar impecável, mas, se as paredes estiverem com marcas e manchas, a aparência não fica tão agradável.

Por isso, é importante colocar em seu cronograma mensal e anual algumas tarefas relacionadas a esses espaços da casa. Assim, tudo fica limpinho e sempre pronto para receber pessoas especiais. Além disso, você também merece relaxar em um espaço limpinho e cheiroso, não é mesmo?!

Então, a Flávia reuniu uma porção de dicas relacionadas a este assunto. Você aproveita todas as informações abaixo. Mas, se quiser conferir com detalhes, assista ao vídeo que está no topo deste post, ou no canal A Dica do Dia, no YouTube: https://goo.gl/B9tBCy. Inscreva-se por lá e não perca nenhuma novidade!

como fazer faxina nas paredes

Faxina nas paredes

1ª etapa: que tinta foi usada?

Saber o tipo de tinta aplicada na parede em questão é importantíssimo. Porque, caso você utilize um método de limpeza mais agressivo ou específico, pode conseguir o efeito contrário: não limpar e, ainda por cima, danificar a pintura.

2ª etapa: verificação

Agora que você já sabe qual tinta foi utilizada, chegou a hora de verificar todos os cantos da parede para encontrar as manchas, que devem ser eliminadas antes dos processos de faxina propriamente dita.

Nesse processo, veja o tipo de acabamento da tinta também. Cada uma tem a sua particularidade: tinta fosca esconde pequenas manchas e aparenta estar limpa por mais tempo; em contrapartida, possui muitas restrições à limpeza.

Além disso, é sempre bom lembrar sobre a máxima das máximas da Flávia, né? Ou seja: sujou, limpou. Não importa onde, como ou quando; quanto mais tempo a mancha perdurar na superfície, mais difícil será para removê-la. Então, preferencialmente, limpe-a assim que acontecer. Também é importante ficar de olho nas manchas causadas por móveis que, eventualmente ou sempre, encostam nas paredes. Fique atenta!

Teias de aranha e poeira

Depois de fazer a verificação de manchas e checar a tinta utilizada, chegou a hora de retirar todas as teias de aranha e acúmulos de pó de todos os cantinhos (vértices e arestas) da parede.

Faça isso mensalmente, com a ajuda de uma vassoura envolta em um pano de microfibra macio, que tornará seu trabalho muito mais eficiente. Aliás, caso o seu teto tenha sanca, aproveite o momento. Caso queira, você também pode aspirar a parede uma vez por mês, com o acessório macio do seu aspirador.

Lavar e secar

Agora, a faxina mais pesada das paredes deve ser feita uma vez por ano, inclusive para não desgastar a pintura. Coloque um pano umedecido com água e detergente neutro em seu rodo e passe em toda a parede. Depois, troque o pano por um seco e repita o processo para, agora, secar a superfície.

Uma dica boa é fazer esse passo a passo de lavar e secar em um dia ensolarado, para abrir todas as janelas e a secagem ser mais rápida e eficiente.

Eu fumo, e agora?

Caso você fume ou tenha algum fumante na família, que fuma dentro de casa, a faxina mais pesada deve acontecer a cada quatro meses. Afinal, as paredes amarelam muito mais rapidamente graças aos efeitos da nicotina e demais tóxicos adicionados ao tabaco.

Muita calma nessa hora!

Vale lembrar: nenhuma parede deve ser faxinada caso a pintura tenha sido feita em menos de 20 dias. É preciso esperar no mínimo esse período para começar qualquer limpeza, para não danificar a pintura.

Por fim, não se esqueça dos rodapés, que também devem ser limpos periodicamente para finalizar toda a faxina de um ambiente!

faxina total nas paredes de casa

Agora, o que acha de conferir outros vídeos com dicas incríveis a respeito da conservação de durabilidade de paredes bem pintadas e sempre limpas? Aproveite a seleção abaixo!

Guia de pintura: quando e como devo pintar a minha casa? 
Como tirar mancha de batom da parede 
Como tirar manchas de mão e outras sujeiras da parede 

Paredes sempre limpinhas dão uma aparência muito melhor. Aproveite!

Até a próxima,

Equipe Flávia Ferrari

Esse post foi um oferecimento de Suvinil Limpeza Total #AD

COMO MELHORAR MINHA RELAÇÃO COM A CASA

jogo de adivinha

eu não me emendo…

da terra

economize tempo na cozinha | #aDicadoDia

biscoitos de natal

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa